Porto Velho/RO, 01 Maio 2021 06:00:34

JoséLuiz

coluna

Publicado: 01/05/2021 às 06h00min | Atualizado 30/04/2021 às 08h55min

A-A+

Campo & Lavoura

É necessário preservar a BR 364  No ponto de vista do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura, no Senado..

É necessário preservar a BR 364 

No ponto de vista do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura, no Senado Federal, preservar a BR 364, significa evitar prejuízos aos produtores rurais do sul de Rondônia e noroeste de Mato Grosso pelo Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transporte (DNIT), com trabalho permanente de manutenção do leito desta rodovia com equipes de tapa-buracos. Acir Gurgacz destaca que vem solicitando com freqüência ao ministro da Infra Estrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, responsável pela administração diretas das rodovias no País, uma atenção especial sobre a BR 364, principalmente neste período da colheita de soja. 

Redução na busca de recursos 

Equipes técnicas das principais instituições financeiras, que operam com financiamentos para custeio e investimentos nas áreas do agronegócio em Rondônia detectaram nos últimos 90 dias, um recuo em torno de 30% na busca pelos recursos para investir no plantio do milho safrinha, arroz e outras culturas. Na realidade, essa ausência dos produtores rurais se distanciando do sistema financeiro frisa, os técnicos devem ser creditada a instabilidade econômica, assim como a pandemia. 

Insegurança no campo 

Dois grupos econômicos ligados ao agronegócio, um de São Paulo e outro do Paraná desistiram de fechar aquisição de duas áreas para produção de soja, milho e bovinos confinados no município de Porto Velho, alegando apatia dos órgãos de segurança diante das ações provocadas por vândalos e jagunços que invadem áreas produtivas destruindo e queimando patrimônios. Essa insegurança no campo, trás reflexos negativos para o setor produtivo neste momento de crise. 

O Pescado rondoniense 

     Os últimos levantamentos apresentados pelas instituições oficiais revelam que a produção do pescado nativo (tambaqui e pirarucu) em Rondônia vem conquistando espaços importantes no mercado nacional e internacional. Isso é fruto do trabalho do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, com apoio do governador Marcos Rocha que conseguiram mostrar fora de nossas fronteiras, o sabor, a qualidade e sanidade do pescado rondoniense. 

Antigo sonho…! 

Essa semana está prevista a inauguração da ponte sobre o rio Madeira, no distrito de Ponta do Abunã, na BR 364 pelo presidente Jair Bolsonaro, os governadores de Rondônia, Marcos Rocha e Gladson Camelli do Acre, as bancadas federais dos dois estados e outras autoridades. Essa obra é um antigo sonho dos habitantes tantos do norte de Rondônia, como do sul do Acre que por séculos permaneceram esquecidas. Vale lembrar que nos últimos dois anos os Governadores Marcos Rocha e Gladson Camelli não mediram esforços para conclusão desta ponte que promete transformar a paisagem da região. 

Educação no campo 

A Secretaria de Educação do município de Porto Velho, Glaucia Negreiros destaca que o sistema educacional na área rural, com os investimentos na aquisição de 146 ônibus novos pelo prefeito Hildon Chaves para transportar os alunos, assim como o ensino remoto nas 57 escolas rurais vem surtindo os efeitos desejados. Glaucia Negreiros acentua, que os cuidados com alunos do ensino rural, incluindo o baixo madeira recebem apoio para que o ensino não sofra solução de continuidade neste momento de pandemia. 

Finalizando 

Desejando um bom feriado (dia do Trabalhador), vou ficando por aqui, já fiz a minha parte, vou descansar um pouco afinal de contas ninguém é de ferro. Porém sem festa e farra, usando máscara. Boa leitura! 


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

Arquivos de colunas