Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 23:16:21

JoséLuiz

coluna

Publicado: 29/05/2021 às 06h00min

A-A+

Campo & Lavoura

Agora é oficial  A União Européia declarou Rondônia oficialmente como área livre de febre aftosa sem vacinação, assim como o estado..

Agora é oficial 

A União Européia declarou Rondônia oficialmente como área livre de febre aftosa sem vacinação, assim como o estado do Acre, o sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso, conforme comunicado da Ministra da Agricultura Teresa Cristina para alegria dos pecuaristas da região e técnicos da Agência Idaron, depois de longos anos de cuidado e preservação da saúde e sanidade do rebanho bovino rondoniense, superior a 14 milhões de cabeças veio oficialmente a boa noticia. Agora a região está autorizada a comercializar carne com o exigente Mercado Comum Europeu, bem como outras nações. 

Uma história longa 

A comercialização e industrialização da carne no Brasil, assim como o combate a febre aftosa começou com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck na sequência abriu as portas para as indústrias estrangeiras, modernizando os frigoríficos, agricultura e pecuária, na atualidade incluindo Rondônia, empregam mais de 41 mil trabalhadores. Parece mentira, mas é verdade, a pouco mais de 40 anos os rondonienses consumiam carne contaminada de animais magros e ossudos vinda da Bolívia. 

Vem mais aumento

De acordo com Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que divulgou uma nota informando que as indústrias de carne de suíno e frango, terão novas elevações de preços que devem atingir os consumidores, em conseqüência dos repasses de custos das matérias-primas, tais como a soja e milho. Portanto, vêm mais aumentos por aí na cesta básica do consumidor que vinha substituindo a carne bovina pelo frango e suíno, que deverá apelar para o consumo do pescado.

Tambaqui assado 

Numa parceria com o Sebrae, a Secretaria de Agricultura de Rondônia (Seagri), de acordo com informações do Secretário Evandro Padovani, em setembro realizará eventos em 30 municípios no Estado, divulgando a importância do consumo da carne de tambaqui. Em paralelo, o Sebrae trabalha um projeto para realizar em outros estados em parcerias com instituições sociais, demonstrações sobre a qualidade, sanidade e sabor do tambaqui de Rondônia, assado na brasa. 

Evento virtual

No próximo dia 07/06/ de 2021, no horário de Brasília, o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, em evento virtual, fará uma Live a convite do Banco do Brasil para o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima palestrando sobre a importância do agronegócio para a região Norte. A proposta do Banco do Brasil é de levar uma feira de agronegócio virtual para o Norte e Centro-Oeste como já ocorreu no Sul do País com excelentes resultados. 

Finalizando 

Desejando a todos um bom final de semana, porém não esquecendo que o agronegócio não pode parar, pois, afinal de contas é ele que vem segurando as pontas deste Brasil velho sem fronteiras, graças aos esforços dos grandes, médios e pequenos produtores rurais. Há sim não esqueça a máscara e evite aglomerações!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.