Porto Velho/RO, 23 Janeiro 2021 06:00:48

JoséLuiz

coluna

Publicado: 23/01/2021 às 06h00min

A-A+

Campo & Lavoura

Cuide-se!  Dicas importantes na prevenção ao coronavirus, pelos produtores rurais foram apresentadas pelo presidente da Agência Idaron,..

Cuide-se! 

Dicas importantes na prevenção ao coronavirus, pelos produtores rurais foram apresentadas pelo presidente da Agência Idaron, Júlio Peres, ao participar do programa “Campo e Lavoura” pela Rede TV! Que vai ao ar todos os sábados das 7:00 às 8:00. Evite fazer visitas ou deslocamentos desnecessários para cidades ou propriedades vizinhas. Se receber visitas, evite o contato próximo e mantenha a distância de dois metros. Redobre os cuidados de higiene pessoal e de sua família. Não compartilhe tereré ou chimarrão, além de copos, talheres, toalhas e quaisquer outros objetos de uso pessoal.  

Que beleza…! 

É de encher os olhos dos viajantes que seguem pela BR 364, em direção ao Acre partindo de Porto Velho, até as confluências do rio Madeira, no distrito de Ponta do Abunâ, com as lavouras de soja, umas ainda verdes, outras amareladas granando, assim como algumas já no ponto de colheita margeando a rodovia. A projeção dos técnicos e produtores rurais da região Norte de Rondônia é de uma colheita de 60 sacas de 60 quilos por hectare de lavoura cultivada, acima da média nacional.

Aprendizagem 

Com mais de 60 cursos em todo o estado de Rondônia, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) neste estado, Emerson Lira, informa que diante de todos os imprevistos colocados pelo coronavirus em 2020, a instituição realizou diversas adequações cumprindo as metas traçadas. Para 2021, Emerson Lira, trabalha juntamente com o setor técnico do SENAR para que as famílias que residem na área rural continuem recebendo o mesmo atendimento com cursos e orientações. 

União! 

No ponto de vista de Salatiel Rodrigues, presidente da Organização das Cooperativas de Rondônia (OCB), o momento é de união entre os setores produtivos, sem distinção entre grandes, médios e pequenos agricultores. Segundo ele, a cooperação e parcerias neste momento de pandemia são importantes lembrando inclusive, o trabalho que a OCB e Banco do Povo realizam orientando os micros empreendedores rurais e urbanos, em suas atividades com apoio do governo do estado.  

Desmemoriados

Realmente, o rádio que ao longo dos tempos prestou relevantes serviços as famílias do campo e continua levando alegria e informações na atualidade. Por outro lado vem o esquecimento de que há 160 anos no dia 21 de janeiro de 1867, nascia em Porto Alegre (RS) o inventor e cientista, Roberto Landell de Moura, que em 1899 e 1900 foi o primeiro à transmitir a voz humana por ondas de rádios, sem fios, testemunhados e registrados pela imprensa.   

Criatividade! 

Com as autoridades fiscalizando e fazendo cumprir a legislação no combate ao coronavirus, entra em ação a criatividade daqueles que adoram bebericar umas e outras e falar mal do governo após às 20 horas. Os botecos fecham as portas reduzem a iluminação e os grupos entram noite à dentro batendo papo baixinho para não despertar atenção. Isso que é criatividade. 

Finalizando 

Cumprindo a minha parte, vou ficando por aqui desejando a todos uma boa leitura e bom final de semana. Sem aglomerações, usando máscaras e respeitando o distanciamento social.  

 


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

Arquivos de colunas