Porto Velho/RO, 27 Março 2024 06:34:11

Editorial

coluna

Publicado: 17/10/2020 às 08h57min

A- A+

Câncer é um grande desafio para a região Norte

O estado de Rondônia é privilegiado com a atenção que as autoridades tem dado para o tratamento do câncer. Além dos hospitais..

O estado de Rondônia é privilegiado com a atenção que as autoridades tem dado para o tratamento do câncer. Além dos hospitais públicos, iniciativas de instituições sociais vem sempre acrescentando novidades na busca de salvar vidas. Esses investimentos são louváveis e quando o assunto é tratamento ao câncer, as forças políticas se unem ou pelo menos não criam entraves para que os recursos cheguem aos seus destinos. 

Em Cacoal tem o Hospital São Daniel Comboni, pertencente a uma instituição oriunda da Igreja Católica, que tem bom serviço prestado para a população da região. Com apoio de italianos, a unidade foi projetada, construída e equipada sendo uma importante fonte de tratamento ao câncer. O apoio social mantém esse hospital que tem demanda sempre ocupada com diversos pacientes.

Em Porto Velho, além de unidades particulares e as de governo, a capital possui uma grande instituição de renome nacional que atua no tratamento de câncer, atendendo paciente de diversos estados. O Hospital do Amor é destaque pela dimensão, capacidade e qualidade dos serviços prestados. Em Ji-Paraná está sendo construído o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer que também será uma unidade de referência regional.

Os investimentos no tratamento contra o câncer são relevantes e precisam ser mantidos com unidade e atenção de todas as forças políticas e sociais. Mas o estado precisa também ampliar as investigações sobre as origens de tantos casos de câncer. O índice elevado é uma inquietação que precisa de respostas e soluções. Por isso é importante destinar atenção para descobrir as origens dessas doenças desastrosas para a saúde, a vida e para as emoções. Se descoberto precocemente, o câncer tem maiores possibilidades de cura. Se forem descobertas as razões de tantos casos serão evitados grandes gastos e sofrimentos. 


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas