BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Editorial

coluna

Perfil

Publicado: 07/07/2019 às 08h19

Candeias escolhe neste domingo o novo prefeito

Neste domingo a população de Candeias do Jamari vai ás urnas para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. O mandato tampão é para..

Neste domingo a população de Candeias do Jamari vai ás urnas para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. O mandato tampão é para cobrir vacância de Luis Ikenohuchi ex-vice-prefeito, que chegou a assumir o cargo, mas foi cassado pela Câmara de Vereadores por improbidade administrativa. Ikenohuchi substituiu o então prefeito Chico Pernambuco, assassinado a tiros no dia 18 de março de 2017, dentro do próprio carro.

O município é o mais próximo da Capital, com a sede à vinte quilômetros de distância. Atualmente são pouco mais de 17 mil eleitores que irão às urnas para decidir o futuro de Candeias do Jamari, que abriga a Usina Hidrelétrica de
Samuel, e tem área rural produtiva. Em seu território também estão balneários muito bem freqüentados. Apesar de ser uma cidade pequena, sofre a pressão da Capital e tem conseqüências sociais.

Para a disputa foram consolidadas quatro chapas. Sem propaganda eleitoral gratuitas em radio e TV, os candidatos caíram em campo no tradicional corpo-a-corpo, na busca ao voto diretamente na fonte. Muitas especulações giraram nos dias que antecederam o pleito, fazendo com que a campanha eleitoral ficasse ainda mais agitada. O tempo curto não impediu que todas as localidades rurais fossem visitadas, já que o município tem o eleitorado bem dividido entre população rural e urbana.

Os postulantes são: José Ribamar de Araújo (PR), ex-deputado estadual e ex-secretário de Agricultura da Capital, com trajetória política conhecida. Lucivaldo Fabrício de Melo (DC), militar reformado, é o atual presidente da Câmara de Vereadores e está como prefeito interino. Paulo Sérgio Augusto da Silva (PSTU), conhecido como Paulo Cadilac, é empresário local e já disputou o cargo de prefeito em eleição anterior. O outro postulante é Valteir Geraldo Gomes de Queiroz (PMN), com trajetória política no município, lidera uma frente de oito partidos.

Um desses homens será escolhido neste domingo para administrar o município que perdeu o ritmo de administração em conseqüência das perdas de prefeitos. Apesar do pouco tempo que ficará no cargo, o novo prefeito de Candeias do Jamari terá uma corrida contra o tempo para reorganizar a administração e conseguir apoios políticos e recursos para implementar trabalhos que são aguardados pela população. Apesar do pleito acirrado com visível equilíbrio entre os candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia prevê uma eleição tranqüila. O resultado será anunciado por volta das 19 horas do mesmo domingo.