Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:42:06
Diário da Amazônia

Candidatos faltam a debate proposto sobre cultura

  A Federação das Escolas de Samba – FESEC em parceria com a Federação de Grupos Folclóricos – FEDERON convidou todos os..

A- A+

Publicado: 28/09/2018 às 09h46min

 

A Federação das Escolas de Samba – FESEC em parceria com a Federação de Grupos Folclóricos – FEDERON convidou todos os candidatos a participarem de debate sobre o assunto específico cultura e só compareceram a Luciana Oliveira, Carlinhos Camurça, Júlio Siqueira e mais uns dois.
*********
Todos candidatos a deputado estadual. Nenhum candidato a federal compareceu, nem ao governo e tão pouco ao senado. Sabem por que?
*********
Porque salvo raríssimas exceções, nenhum candidato tem cabedal para discutir cultura com integrantes de qualquer movimento cultural. É tudo analfabeto quando o assunto é cultura e patrimônio histórico.
**********
Não é de se estranhar a ausência de candidatos que se dizem defensores das nossas tradições culturais e até conseguiram na eleição passada, votação expressiva. O negócio é contar história fiada e nada mais.
*********
Quando um assessor do prefeito de Porto Velho, não estou dizendo que é assessor da prefeitura e sim do prefeito, utiliza as redes sociais, para dizer que não acha relevante ou de grande importância, as reivindicações dos militantes da cultura popular que fazem parte da Federon e da Guarnecer, quanto a pintura de dois bumbás no viaduto dá três e meio que não tem nada a ver com a nossa cultura popular. Dar para perceber aonde estamos metidos.
*********
Depois reclamam do Professor Nazareno. O culpado das críticas que ele publica são nossos representantes no executivo, legislativo mirim e Assembleia Legislativa. Não teve um vereador e nenhum deputado estadual que levantasse a voz em defesa dos nossos costumes e tradições. O cara vem da casa do “crica” ganha nosso dinheiro e pinta os bois de outro município/cidade e o assessor almofadinha diz que não ver relevância na exigência dos folcloristas de Porto Velho.
*********
Aí, as federações dos dois maiores movimentos culturais de Porto Velho, convoca para uma reunião cujo objetivo, foi discutir o que deve ser discutido na próxima legislatura, sobre a cultura popular em Rondônia e poucos comparecem.
*********
Com certeza os envolvidos com a cultura local, já sabem em quem vão votar e recomendar seus filiados em quem votar no dia 7 de outubro.
**********
Quem não foi, com certeza, não será lembrando na cabine de votação pelos militantes dos movimentos culturais em Porto Velho.
**********
O positivo, foi que, pela primeira vez, vimos os dirigentes de grupos de quadrilhas bois bumbás juntos com os dirigentes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Vale lembrar que essas entidades congregam em suas fileiras, mais de dez mil integrantes. É uma boa quantidade de votos.
*********
Por falar em cultura, na próxima terça feira 02, Porto Velho completa 104 anos de criação e para comemorar a data, a prefeitura via Funcultural vai realizar uma grande festa no Calçadão Manelão a partir das 16 horas.
*********
O mais legal dessa festa, é que a Funcultural resolveu homenagear o melhor tocador de sanfona de toda Rondônia, meu amigo e parceiro Zezinho dos Cobras.
*********
Zezinho é o líder da nossa melhor Banda de Forró “Os Cobras do Forró”, banda que enquanto esteve em atividade levou o nome de Porto Velho e de Rondônia para todo o Brasil.
*********
Para prestar homenagem ao Zezinho, Ocampo e sua equipe da Funcultural convocou as melhores bandas do gênero e os melhores cantores para fazer parte do show.
*********
Nesse dia o Tacaca Musical marca presença com as melhores tacacazeiras de Porto Velho servido não só o delicioso tacaca na cuia, como vatapá, galinha picante, arroz paraense e farofa de camarão. Vamos prestigiar a homenagem ao Zezinho dos Cobras.
*********
Amanhã não tem a coluna, pois estarei em Costa Marques cobrindo o Festival de Praia e de Pesca!



Deixe o seu comentário