Porto Velho/RO, 25 Março 2024 11:24:45
Diário da Amazônia

Canta Comerciária e o Canta Mulher no Sesc Mulher 2019

A iniciativa visa estabelecer uma conexão entre a agenda cultural do evento com a agenda carnavalesca.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/03/2019 às 07h47min

O Sesc, realiza eventos que contribuem para ativar a reflexão, o debate e a produção artística da região, com eventos culturais que proporcionam o desenvolvimento sociocultural por meio das artes. Em atenção a estas premissas, o Sesc Música realiza eventos integrados as ações realizadas pelo Sesc/Ro. Neste mês de março a programação é voltada para a comemoração do dia internacional da mulher.

O canta Mulher que será realizado nos dias 07 e 08 de março, que chega a sua 27ª edição, fará uma programação em homenagem a Dona Ivone Lara e outras divas do samba, com o Show Musical intitulado “Sonho Meu”. A iniciativa visa estabelecer uma conexão entre a agenda cultural do evento com a agenda carnavalesca, haja visto, que este ano a festa mais popular brasileira se fixou na semana da mulher.

O Canta Mulher tem como objetivo, promover um espaço cultural, democrático e plural, através da participação feminina no cenário da música e de outras referências artísticas, visibilizando e marcando a cena com as mulheres artistas no espaço cultural da cidade; fomentando e fortalecendo a arte, a cultura e a educação no contexto do desenvolvimento local.

O Show “Sonho Meu”, recolhe na obra de Dona Ivone Lara, uma trilha sonora musical que pulsa nos terreiros e quintais brasileiros desde sua origem, envolvendo um vasto repertório de artistas, compositoras femininas que passeiam pela passarela do samba, com composições e canções que vibraram nas vozes de b Clementina de Jesus, Clara Nunes, Bethe Carvalho, Dona Ivone Lara, entre outras contemporâneas da música e do samba, como: Elza Soares, Maria Rita, Martinália, Roberta Sá, etc., que circulam, circularam e iniciaram sua trajetória musical nas rodas de sambas.

O Canta Comerciária que será realizado no dia 09 de março, compõe a agenda de eventos voltadas ao atendimento e apoio ao talento artístico das comerciárias, nasce com a premissa de criar um espaço exclusivo às comerciarias mostrarem e desenvolverem seus talentos artísticos, proporcionando momentos de trocas culturais, e colaborando com a criação de ações de expressão através da arte música.

A música faz parte do dia-a-dia das comerciárias, seja uma música tocada na rádio, nas plataformas digitais, ou em leitores de mídias de áudio. O som e a música integram a paisagem sonora de onde elas vivem, passeiam, e trabalham, assim, é inevitável esta influência musical que as desperta para o fazer musical baseado em suas audições cotidianas.

O Show do Canta Comerciária, trará releituras das canções que fazem parte do repertório cotidiano das comerciárias, dando espaço à manifestação artística das trabalhadoras do comercio.

PROGRAMAÇÃO CANTA MULHER E CANTA COMERCIÁRIA /2019

Show Musical “Sonho Meu” 07, 08 de março às 19h Teatro 1 Sesc

07/março (quinta-feira)

19h – PALCO VITRINE

Tema: Mulheres na arte: gênero, raça e resistência no samba”

Convidadas:

Marcela Bonfim, fotógrafa, com graduação em Ciências Econômicas/PUC-SP

Janaina Leite, Mestranda em Letras/UNIR, membro do GET Gênero/IFRO

19h40 – Rosas Vermelhas (Cia de Dança Berenice Simeão)

Bailarinas: Berenice Simião, Saima Goes e Silmara Sales

20h Performance Musical Canta Mulher Sonho Meu

20h30 – Canta Mulher na passarela do Samba

Pocket Show: As Pastoras do Asfaltão (Cristina, Silvia, Leia, Vanilce e Wilma) e Bateria do Asfaltão

08/março (sexta-feira)

SHOW MUSICAL Canta Mulher “Sonho Meu”

19h00 – Abertura

Performance teatral com Suely Rodrigues “Um Sonho Meu e Seu”

Performance musical Canta Mulher Sonho Meu

Convidadas: Marcia Aguiar, Gina Beta, Vanessa Farias, Elani Lopes, Joana Darc, Leninha Lima, Mara Valverde, Vera Regina, Rose Chagas e Luiza Trindade

20h – Show Musical Canta Mulher Sonho Meu

Artistas convidadas:

Aldenice Bento, Ana Lu, Carol Aguiar, Essyelle Gouveia, Luana Shockness, Silvânia Sousa, Thina Chaves.

Participação Especial: Martha Braga

Direção e Produção musical: Alex ALmeida

CANTA COMERCIÁRIA

09 de março as 19h Teatro 1 SESC

09/março (sábado)

19h – Abertura

Natália Wrege – Sesc

Aldenira Azevedo – Fecomércio/Senac

Marla Souza – CNA

Sarah Gabriela – Grupo Milla

Graziele Rosso – Unimed/ Ji-Paraná

Participação especial artistas convidadas: Izabela Lima

Direção Musical: Jessé França



Deixe o seu comentário