Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:22:32
Diário da Amazônia

Capacitação sobre psicultura no Cone Sul

Evento vai acontecer no Centro de Convenções do Ifro. A capacitação terá uma palestra sobre a cadeira produtiva do tambaqui.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/06/2017 às 05h55min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Colorado do Oeste, promove no próximo dia 21 de junho, às 14h, capacitação em piscicultura. Realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Tocantins (Ruraltins), a capacitação contará com uma palestra que abordará a cadeira produtiva do tambaqui no Cone Sul de Rondônia.

O evento será no Centro de Convenções do Ifro, Campus Colorado do Oeste, com inscrição gratuita e aberta a acadêmicos, servidores do campus e comunidade externa, especialmente piscicultores da região.

Já nos dias 22 e 23 de junho, haverá curso ofertado aos professores do campus que atuam na área, com a participação de representantes da Emater-RO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e secretarias de agricultura dos municípios da região. A atividade está sendo organizada pelo Departamento de Extensão (Depex) e Coordenação de Formação Inicial e Continuada (Cfic) do campus. A capacitação será ministrada pelo gerente de Pesca da Seagro/TO (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins), Thiago Fontolan Tardivo.

Serviço

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (69) 3341-7622 ou e-mail [email protected]

Potencial do Estado 

Rondônia é o maior produtor de peixes nativos da bacia amazônica, segundo o relatório de “Produção da Pecuária Municipal de 2015” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015 foram produzidas mais de 84 mil toneladas.

Pesquisas recentes colocam Rondônia como líder no ranking nacional da produção de peixes nativos de água doce em cativeiro, destacando-se como o maior produtor de peixes redondos da região norte, e encontra-se na vanguarda da produção da espécie pirarucu. Uma das peculiaridades deste crescimento é a participação da agricultura familiar. (AI)



Deixe o seu comentário