Porto Velho/RO, 31 Março 2024 19:02:37
Diário da Amazônia

Capital terá plano de saneamento básico e resíduos sólidos

A proposta visa traçar estratégias para que investimentos sejam direcionados nos dois setores no município.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/02/2020 às 09h05min

Um Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Hildon Chaves terá a incumbência de elaboração o planejamento municipal de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. O tema, que afeta diretamente a vida de milhares de porto-velhenses, está como prioridade na atual gestão que já em 2018 lançou o Programa de Parceria Público Privada para obter estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para implantação, expansão, readequação, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário do Município.

Neste ano empresa IBAM, contratada para construir o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Já deu início ao cronograma estabelecido e os planos deverão ser concluídos até junho. O secretário municipal de Integração, Álvaro Mendonça, explicou que o compromisso da gestão Hildon Chaves é de prover uma solução adequada para o saneamento básico em Porto Velho. “Para que nós possamos conseguir o que queremos em busca das melhores soluções mais efetivas sobre saneamento básico, nós estamos elaborando esse mapa junto com o IBAM”, disse.

Superintendente da Área de Desenvolvimento e Meio Ambiente do IBAM, Alexandre Carlos de Albuquerque Santos explicou que será feito um plano até junho e, a partir daí, o trabalho estará direcionado à organização dos investimentos que serão feitos pela prefeitura. Com base no planejamento  será possível traçar um diagnóstico completo sobre todos os resíduos gerados no Município e apontar diretrizes, metas e estratégias corretas de coleta e destinação e ainda de melhoria na infraestrutura, incluindo a oferta de água tratada e rede de esgoto para 100% da cidade. Outra importante proposta dos planos é adequar o aterro controlado da Vila Princesa.

Com a conclusão dos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos, a cidade passará a ter, pela primeira vez, política pública nesse setor já que o principal objetivo do saneamento é a promoção da saúde da população. “Nós contratamos o IBAM para assessorar as equipes técnicas da prefeitura para elaboração do plano de saneamento do município de Porto Velho, que contempla quatro eixos: água tratada, esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo, e a destinação desses resíduos sólidos. É um documento que vai subsidiar todas essas políticas públicas da prefeitura pelos próximos dez anos”, mencionou o prefeito Hildon Chaves.

Com informações da Comdecom



Deixe o seu comentário