Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:58:10
SAÚDE

CAPS Álcool e drogas atende demanda de dependentes da Capital

O uso nocivo do álcool é um problema de saúde pública que preocupa todo o mundo. O consumo alcoólico pode levar a desenvolver..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/02/2020 às 14h41min

O uso nocivo do álcool é um problema de saúde pública que preocupa todo o mundo. O consumo alcoólico pode levar a desenvolver situações graves fazendo com que o paciente chegue à dependência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 4,2% dos brasileiros sofrem com transtornos relacionados ao uso de álcool (abuso ou dependência), afetando 6,9% dos homens e 1,6% das mulheres.

O alcoolismo é uma doença silenciosa e quando não tratada pode ocorrer sintomas físicos de abstinência como sudorese, tremores de extremidades, aumento de batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Alguns sintomas auxiliam no reconhecimento da doença e também facilitam a ajuda ao tratamento. O forte desejo de beber, dificuldades de controlar o consumo, aumento na quantidade de bebida para conseguir os mesmos efeitos são sinais para procurar ajuda.

A psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Brysa Soares Vergotti explica que quem tem observado problemas com álcool e outras drogas pode procurar o serviços do CAPS A e D. “Essa pessoa será avaliada pelo profissional técnico se for detectados os sintomas vamos investigar a urgência e emergência de atendimento e será marcada sua consulta”, disse.

No Caps o paciente recebe tratamento gratuito multiprofissional com atendimento médico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, equipe de enfermagem e agora o local passa a contar com a participação de educadores físicos.

“O tratamento precisa de vários elementos para acontecer. Não basta só o uso de medicação. Infelizmente ainda não existe uma medicação para curar a dependência do álcool. A dependência não tem cura, mas tem controle, o paciente pode estar estabilizado e ter uma vida normal’’, disse a psiquiatra.

Brysa explica que a procura pelo tratamento tardio pode ocasionar seqüelas no paciente como perca de memória ou demência. “Eu recomendo que não somente o paciente que acha deve procurar ajuda, mas também aquela família identificar a doença procure ajuda. O alcoolismo é uma doença que incapacita muito, atrapalha a saúde, a vida familiar, financeira e causa vários impactos. Quanto mais cedo essa pessoa procurar ajuda menos problemas ela vai ter’’, pontuou.

O CAPS Álcool e Drogas de Porto Velho funciona das 07h da manhã até 20h e fica localizado na Rua Guaporé 3929 no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.



Deixe o seu comentário