Porto Velho/RO, 22 Março 2024 21:55:49
VARIEDADES

Carisma de Getúlio e Juscelino transforma Centro-Oeste do Brasil

   Parece um sonho, mas é verdade, em menos de 80 anos a coragem e decisão política dos visionários, Getúlio Vargas e Juscelino..

Por José Luiz Alves
A- A+

Publicado: 01/11/2019 às 08h13min

   Parece um sonho, mas é verdade, em menos de 80 anos a coragem e decisão política dos visionários, Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, cada um a seu tempo transformaram essa região,  Rondônia veio no vácuo na área que gera no campo 70% de toda a produção primária que o Brasil consome e exporta, se revestindo num simbolismo político, econômico e social da mais alta relevância em todos os sentidos.  

     Para o jornalista, José Luiz Alves, que pesquisou e produziu o livro “Centro-Oeste e Rondônia depois de Getúlio e Juscelino”, a ser lançado em Porto Velho, no dia de 18 de novembro no Salão Verde do Sebrae a partir das 19 hs, e simultaneamente em todo território nacional pela Editora Protexto, de Curitiba (PR), “o carisma destes dois lideres sonhadores por excelência, que vislumbraram a possibilidade de que na região de matas verdes e cerrados  outros brasileiros poderiam vir a somar e gerar riquezas. É verdade, vieram com trabalho e mãos calejadas transformaram a paisagem.   

      Com 160 páginas a obra de José Luiz Alves passeia pela região com um texto jornalístico enxuto e objetivo, com isenção, relatando episódios hilariantes, outros chocantes que fizeram parte do processo de colonização desta vasta área territorial, com seus biomas e ambientes, até então desconhecidos cobertos de matas verdes e cerrado, que produzia somente animais selvagens, doenças tropicais e barba de bode.  

     O então Território Federal de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980, foi palco do maior fenômeno migratório na história do Brasil, quando milhares de produtores rurais com seus destinos errantes se deslocaram de suas regiões de origem em busca da terra prometida. Muitos vieram e outros tantos retornaram com uma mão na frente e outra atrás levando apenas cicatrizes deixadas pelos sonhos. 

    Os que permaneceram, são os pioneiros que hoje mesmo enfrentando as dificuldades pela ausência dos títulos regularizando suas propriedades rurais e urbanas, uma falha dos governantes que na época incentivaram de maneira atabalhoada a colonização do Território Federal de Rondônia, na atualidade um estado forte e promissor no agronegócio, que ainda necessita que governo federal, tome a iniciativa para regularizar às milhares de hectares onde os produtores rurais ocupam á mais de 40 anos e ainda permanecem como invasores ou posseiros. 

      A proposta do livro “Centro-Oeste e Rondônia depois de Getúlio e Juscelino” é de mostrar as falhas e acertos, na criação do ecológico Território do Guaporé, lá na década de 1940 à abertura da BR 364, na década de 1960 que serviram para abrir os horizontes rumo ao desenvolvimento de uma região até então inóspita que foi regada com o sangue o suor de muitos brasileiros. Com todos os percalços, José Luiz Alves, acredita que valeu a pena. 

     As pesquisas os depoimentos de pessoas que vivenciaram o desenvolvimento desta região traduz uma realidade indiscutível, mesmo com todos os entraves burocráticos, a vontade pouco republicana de alguns ocupantes de cargos públicos não há quem segure o progresso deste pedaço de Brasil que tem tudo para em poucos anos se transformar em um novo Paraná. A produção de bovinos, soja, milho, peixe e café,  faz acreditar que “Centro-Oeste e Rondônia depois de Getúlio e Juscelino” esteja traduzindo a realidade.



Deixe o seu comentário