Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 16:25:15
Variedades

Cartucho de toner é usado em qual impressora?

Saiba mais sobre o cartucho de toner, utilizado em impressoras a laser que garantem alta qualidade na impressão.

A-A+

Publicado: 22/07/2021 às 08h11min | Atualizado 22/07/2021 às 08h15min

Cartucho de toner é usado em qual impressora?

Diferentemente do cartucho de tinta comum que você já conhece, o cartucho de toner é utilizado no mecanismo de apenas um tipo de impressora específica: a impressora a laser.
A tecnologia do toner é muito diferente do sistema de funcionamento dos cartuchos de tinta de impressoras multifuncionais, por exemplo.
Nesse caso, não existe líquido de tinta dentro de algum compartimento da impressora, pelo contrário. O cartucho de toner é preenchido com um pigmento em pó, capaz de imprimir o que você quiser de maneira bastante rápida.
Quer saber mais sobre o cartucho de toner? Continue com a gente!

Afinal, o que é toner?

Resumidamente, o toner nada mais é do que o compartimento ou acessório responsável por todo o processo de impressão da impressora a laser.
O toner costuma ser bem maior que os cartuchos de tinta simples, já que os modelos de impressora a laser também ocupam maior espaço.
Depois de ativado todo o sistema de impressão do equipamento, o toner fica responsável por liberar o pigmento e, então, reproduzir a imagem desejada. É nessa hora que o cartucho de toner entra em ação.

Entendendo o sistema da impressora a laser

Para compreender o funcionamento do cartucho de toner, é necessário falar sobre todo o processo de impressão de imagens de uma impressora a laser.
Basicamente, esse modelo de impressora HP reproduz textos e imagens a partir da energia eletrostática. Mas, o que isso quer dizer?
Se você prestou atenção nas aulas de Física do Ensino Médio, sabe que a eletrostática estuda a interação das cargas elétricas em nosso meio. Essas cargas podem ser carregadas positiva ou negativamente e, dependendo do tipo, são atraídas ou repelidas umas pelas outras.
E é isso que a impressora a laser faz. Através de um fotorreceptor, a impressora fica dividida com cargas negativas e positivas, formando a impressão através do sistema de atração eletrostática.

Como funciona o cartucho de toner?

Continua sem entender nada? Agora você vai saber como funciona o cartucho de toner dentro da impressora que utiliza esse modelo de impressão.
Você já sabe que os compartimentos da impressora a laser ficam divididos com cargas negativas e positivas. Tenha em mente que os opostos se atraem e os iguais, se repelem.
O cartucho de toner libera o pó pigmentado, carregado positivamente. O fotorreceptor, que está carregado negativamente, conseguirá aderir toda a tinta liberada.
Nesse momento, os pontos de impressão da imagem a ser reproduzida ficam negativos, prontos para atrair o pigmento do toner HP, dando origem à impressão.
Parece complicado de entender, mas as impressoras que utilizam o cartucho de toner realizam todo esse processo rapidamente e com altíssima qualidade.



Deixe o seu comentário