Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:39:07
Diário da Amazônia

Casa da Cultura apresenta ‘O mundo de Vitor Macena’

Desde o dia 12 passado, os amantes do desenho artístico, podem admirar o trabalho do jovem Vitor Macena, que está exposto na Galeria..

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/10/2018 às 10h37min | Atualizado 17/11/2018 às 22h42min

A exposição ‘O mundo de Vitor Macena fica na galeria Afonso Ligório da Casa de cultura Ivan Marrocos até novembro

Desde o dia 12 passado, os amantes do desenho artístico, podem admirar o trabalho do jovem Vitor Macena, que está exposto na Galeria Afonso Ligório – GAL com o título “O Fabuloso Mundo de Vitor Macena”.

São aproximadamente 300 desenhos, produzidos pelo jovem, Autista, que no próximo dia 26 de dezembro, completa 13 anos de idade.

Seu pai Raimundo Nonato Rodrigues conta: “O Vitor começou, quando tinha mais ou menos três anos de idade, na época, ele estudava no SESI e fez um desenho, aquilo me chamou atenção, pois, tratava-se de um desenho futurista o que não era normal numa criança da idade dele”, lembra Nonato. A partir de então prossegue, passamos a fazer um trabalho voltado para seu talento e começamos a investir. Sabemos das limitações dos Autistas e a partir desse investimento, ele vem desenvolvendo seus desenhos e sua arte a cada dia”. Vitor Macena é rondoniense de Porto Velho, filho da professora Josineide Macena da Silva e do Consultor de Imóveis Raimundo Nonato S. Rodrigues.

A artista plástica Margot Paiva ha quatro anos, conheceu o trabalho do Vitor e desde então, tem participado orientando sobre a técnica do desenho e das artes plásticas, tanto que Vitor já tem alguns quadros pintados. “Por orientação da Margot não usamos essas telas em arte plástica na exposição que fica na Casa da Cultura até o mês de novembro”, conta Raimundo Nonato. “O Vitor está seguindo seus tijolinhos quer dizer, sua intuição e inspiração” disse Margot Paiva.

Como Autista, Vitor Macena segue uma rotina especial: Pela manhã frequenta a 5ª série do ensino fundamental no Colégio Antônio Ferreira e a tarde das terças e quinta feiras tem aula de reforço (horário contrário); Segunda e quarta, tem clínica com psicólogo, fisioterapeuta, psicopedagogo e fono; Sábado tem equitação. Aos domingos, gosta de assistir as corridas de fórmula 1 e assim que termina, vai para seu quarto e desenha tudo que aconteceu durante a corrida “Só que no seu estilo, ou seja, animado”. Quando está em casa passa o tempo todo desenhando.

A exposição que está na GAL da Casa da Cultura Ivan Marrocos, é composta de 300 desenhos que podem ser adquiridos por valores que vão de R$ 50 a 300 Reais. Os interessados devem entrar em contato pelos fones: 9 9214-9266 (Nonato) ou 9 9221-8847 (Josineide).

GALERIA:



Deixe o seu comentário