Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:28:45
Geral

Casal de índios da etnia Uru-Eu-Wau-Wau estão ameaçados de morte

Um casal de índios está sob a proteção da ONG Kanindé os dois não podem deixar o local estão ameaçados de morte. A última..

Por RedeTV Rondônia
A- A+

Publicado: 13/12/2019 às 15h21min | Atualizado 17/12/2019 às 17h58min

Um casal de índios está sob a proteção da ONG Kanindé os dois não podem deixar o local estão ameaçados de morte. A última intimidação que os índios sofreram revelou a audácia das pessoas que podem estar envolvidas. Um homem foi encontrado pelos índios escondido na entrada da aldeia. Os suspeitos estariam intimidados com a denúncia e presente vigilância dos índios nas terras.

Assim como invasões nas terras dos índios da etnia Uru-Eu-Wau-Wau as ameaçadas não são recentes, conflitos armados envolvendo grileiros já ocorreram este ano.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2018 as terras ocupadas dos Uru-Eu-Wau-Wau indicavam a região como a 8° mais devastada do Brasil com perda de 937 hectares de floresta, um aumento de 41% em relação ao período anterior. O entorno da terra indígena que não se enquadra como área protegida já perdeu mais de 70% de cobertura florestal correspondendo a um raio de 20 quilômetros. A terra indígena conta com uma extensão de aproximadamente 2 milhões de hectares, além de dos Uru-Eu-Wau-Wau vivem nela em torno de nove povos.

As ameaças foram levadas ao conhecimento da Polícia Federal que estão investigando a ação criminosa.

Confira a matéria



Deixe o seu comentário