Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:35:20
Diário da Amazônia

Casos de dengue têm aumento de 460% em Rondônia

No período de janeiro a agosto de 2020, foram registrado 2.970 casos de dengue

Por Redação / Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 29/08/2020 às 09h10min | Atualizado 29/08/2020 às 09h24min

Nesse primeiro semestre de 2020 os casos de dengue e de zika vírus aumentaram consideravelmente em Rondônia, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia no período de janeiro a agosto de 2020, foram registrado 2.970 casos de dengue, comparado com o mesmo período de 2019 que foi 530. Também ocorreu um aumento de 460%, em relação à Zika, que teve um aumento de 35% dos casos positivos e Chikungunya redução de 28% no Estado de Rondônia. De acordo com o boletim epidemiológico de arboviroses da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) apenas as notificações de chikungunya diminuíram.

A coordenadora Estadual de Controle da Dengue e Outras Arboviroses da Agevisa, Bárbara Moura Lopes destacou que esse aumento de casos pode ter ocorrido por vários fatores de contribuição, além do período chuvoso, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa devido a pandemia do coronavírus. “Os criadouros então nos quintais, calhas, jarro de plantas entre outros, no aglomerado de pessoas, presença do vetor e a pessoa contaminada que é fonte de transmissão para o vetor, favorecendo a disseminação da doença”, diz.

Água parada criadoura do mosquito Aedes Aegypti / Foto: Roni Carvalho

As medidas de prevenção é outro fator que a população tem que tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti – nome científico do mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e Febre Amarela. A população precisa fazer sua parte em manter os quintais das residências sempre limpo, “Precisamos trabalhar com a prevenção, eliminando os criadouros, não deixando locais que possam acumular água, o mosquito Aedes aegypti já se adaptou e coloca os ovos dele tanto na água suja quanto na limpa. O criadouro predominante no Estado é o lixo, a população precisa se conscientizar e deixar o seu quintal limpo, guardar pneus em locais cobertos, recolher folhas secas do quintal, tampar as caixas d’água, telar os suspiros das fossas e descartar os lixos de forma correta”, dise a Coordenadora.

Os municípios que mais apresentam casos confirmados de dengue nas últimas semanas são: Itapuã do Oeste, Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho.

(Com informações da Secom)



Deixe o seu comentário