Porto Velho/RO, 21 Março 2024 15:02:21
Ji-Paraná

Cavalgada da Expojipa terá segurança reforçada

O itinerário percorrido pela Cavalgada será o mesmo de edições anteriores, com inicio no Centro no Primeiro Distrito

A- A+

Publicado: 20/06/2017 às 08h17min | Atualizado 20/06/2017 às 09h14min

A tradicional cavalgada está marcada para acontecer no próximo dia 8 de julho (Foto: Elaine Pereira)

A segurança na Cavalgada da 38ª Expojipa – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, prevista para o dia oito de julho foi debatida em reunião convocada pelo Comando da Policia Militar, com a participação do Ministério Público Estadual, Associação Rural de Rondônia (ARR), Poder Judiciário, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), Secretária de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) e as Policias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Ambiental e Corpo de Bombeiros.

“As pessoas já estão habituadas com esse grande evento, mais ainda é preciso alinhar algumas ações para que tudo ocorra bem e a população possa desfrutar da Cavalgada com sensação de segurança, caso existam aquelas pessoas que desrespeitam as regras e promovam baderna serão responsabilizadas”, disse Ana Maria Saldanha Contijo, promotora de justiça. (mais…)

De acordo com a Promotora de Justiça, com a criação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2006, com a definição de responsabilidades, a média de acidentes reduziu drasticamente envolvendo veículos, condutores embriagados, maus tratos a animais, poluição sonora, bloqueio de ruas, avenidas e calçadas e pequenos delitos.

“No dia da Cavalgada o cidadão de bem terá que se abster das garrafas de vidro com cerveja ou whisky. Por que depois de horas de ingestão, ela quebra pode ser uma arma letal. As lesões que são causadas são graves, por isso dessa recomendação. Outro fator são os camarotes privados que terão horário para desligar o som. Tudo isso para garantir que a integridade seja salvaguardada”, declarou

A promotora Ana Maria Saldanha Contijo ressaltou ainda, que nesse caso o interesse público prevalece sobre o privado. “Enquanto houver o som, a ingestão de bebidas alcoólicas e alguns casos há atitudes violentas. Referente aos camarotes privados ao longo da Brasil em frente ao comércio, a recomendação é que se abstenham de fazer na sexta-feira a tarde, principalmente em ambientes que necessitam de energia e gás de cozinha”, frisou.

O itinerário percorrido pela Cavalgada será o mesmo de edições anteriores, com inicio no Centro no Primeiro Distrito, seguindo pela Avenida Transcontinental, passando pela BR 364, Martins Costas, Avenida Brasil, descendo pela T-20 e finalizando no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O desfile de cavaleiros e amazonas ocorre quatro dias antes de festa, realizada de 12 a 16 de julho.

“Aqui é uma junção de todos os órgãos responsáveis pela segurança da Expojipa. Todos unidos com um único objetivo, garantir uma cavalgada segura e ordeira, em Ji-Paraná. Como nós utilizamos vias públicas, estamos pactuando o que é de responsabilidade de cada ente envolvido para que nossa Cavalgada continue sendo a maior do Norte do País e a mais tranquila também”, comentou Sérgio Ferreira, presidente da ARR.

Para esse ano o 2ª Batalhão da Policia Militar vai reforçar a segurança com patrulhamento aéreo, duas tropas de choque, policia montada e policiamento ostensivo. Trabalho que será realizado em parceria com as Policias Civil, Ambiental Rodoviária Federal, Corpo Bombeiros e Autarquia Municipal de Transito e Transportes.

“Novamente para esse a Associação Rural de Rondônia estará promovendo um costelão no Parque de Exposições com som a vivo para que todos que participaram da Cavalgada possam se reunir no interior do Parque e assim evitar transtorno em vias públicas. O convite custa somente R$ 100 ”, ressaltou Sérgio Ferreira, presidente da ARR

 

 

 

 

 



Deixe o seu comentário