Porto Velho/RO, 08 Abril 2024 10:06:15
Diário da Amazônia

CCT do Senado pode analisar dois projetos do setor essa semana

Dois projetos relacionados a telecomunicações poderão ser votados na próxima terça-feira pela Comissão de Ciência, Tecnologia,..

A- A+

Publicado: 10/11/2014 às 08h33min | Atualizado 27/04/2015 às 22h34min

Comissão do Senado tem na pauta dois projetos que visam melhorias ao cliente

Comissão do Senado tem na pauta dois projetos que visam melhorias ao cliente

Dois projetos relacionados a telecomunicações poderão ser votados na próxima terça-feira pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Ambos tramitam em caráter terminativo, o que significa que, caso sejam aprovados, podem ir para a Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário.
O primeiro deles é o do senador Ciro Nogueira (PP-PI), relatado pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que obriga as empresas de serviços de telecomunicações (como telefonia, banda larga e TV por assinatura) a avisar seus clientes, com antecedência mínima de 30 dias, a respeito do término de ofertas de descontos.

O projeto já tem pareceres favoráveis das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), restando apenas a análise da CCT. A comissão apreciará um substitutivo da CMA, do relator Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que eliminou do projeto original dispositivos que regulavam a concessão de descontos. Uma outra emenda, da CAE, do relator Walter Pinheiro (PT-BA), também estará em pauta na decisão sobre o projeto. Ela deixa a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a regulamentação da forma como essa comunicação deve ser feita.

ANÔNIMAS

O outro projeto de lei, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), com relatoria do senador Benedito de Lira (PP-AL), proíbe ligações anônimas, tanto em linhas fixas quanto nas móveis. O projeto também já passou pela CMA.
Se forem aprovados, os dois projetos precisarão passar por turno suplementar de discussão e votação — procedimento obrigatório a todas as matérias que são aprovadas na forma de substitutivo. O turno suplementar permite novas emendas, desde que não sejam novos substitutivos. Depois da nova rodada, os projetos irão para a Câmara.

Além dos projetos em caráter terminativo, a CCT espera analisar quatro proposições que, se aprovadas, deverão passar por outras comissões. Elas envolvem normas gerais para infraestrutura de telecomunicações, padronização de carregadores de celulares, pagamentos por dispositivos móveis e metas de atendimento ao usuário. A comissão também pode apreciar dois requerimentos para audiências públicas e 46 projetos de decreto legislativo que concedem autorização de funcionamento para rádios comunitárias. (Agência Senado)



Deixe o seu comentário