Porto Velho/RO, 24 Março 2024 17:00:30
RONDÔNIA

Cemitério de Santo Antônio em obras

Espaços entre os túmulos estão recebendo pavimentação para eliminar o mato.

Por Emerson Machado Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/10/2015 às 05h35min

Com a proximidade do Dia de Finados, o Cemitério de Santo Antônio está recebendo um pacotão de  obras   Jota Gomes/Diário da Amazônia

Com a proximidade do Dia de Finados, o Cemitério de Santo Antônio está recebendo um pacotão de obras Jota Gomes/Diário da Amazônia

Com a proximidade do Dia de Finados, em 2 de novembro, o Cemitério de Santo Antônio está recebendo obras para melhorar o estado do local. De acordo com o diretor do cemitério, Auristel Gomes, é a primeira vez que o cemitério passa por obras deste porte. “Havia muito mato entre os túmulos e muitas calçadas danificadas, então estamos reparando para que o acesso seja facilitado”, disse o diretor.

Ele afirma que tudo deve estar pronto para as homenagens que os enterrados no cemitério devem receber daqui a duas semanas. Os espaços entre os túmulos estão recebendo pavimentação, eliminando o mato que crescia em volta dos locais de descanso. “O serviço é terceirizado e a empresa está fazendo a concretagem dos espaços. Há também quem está capinando, tirando o mato na enxada, para que tudo fique limpo para o feriado que vem chegando”, disse o diretor.

Gomes ainda explica a importância do trabalho no cemitério, já que um mutirão de obras como o que se encontra no local nunca tinha sido feito. “Era muito entulho, muito mato, então estamos aqui trabalhando para acabar com estes problemas. Caminhões estão carregando os entulhos para outro local. Então no Dia de Finados, aqueles que vierem ao cemitério encontrarão tudo limpo”, explicou.

No Cemitério de Santo Antônio, ontem, circulavam caminhões com sacos de cimento e um grande número de trabalhadores limpavam o local, enquanto outros preparavam o concreto que preencheria os espaços entre os túmulos. “Muitos não vão ganhar dinheiro este ano”, brincou um transeunte que não quis ser identificado, alegando que muitas famílias pagam pessoas para tirar o mato e limpar o entorno dos túmulos, mas que, como a prefeitura está fazendo este serviço antes do feriado, muitos vão ficar sem este trabalho esporádico.

Acesso ao cemitério completamente sem controle

Um muro que fica de frente para a rua está no chão, deixando o acesso ao cemitério completamente sem controle. De acordo com João Batista, que mora de frente para o local, comerciante na área, o muro caiu há dois meses e até hoje não tinha passado por reparos. “Não vimos nenhuma movimentação de reparo no muro, mas já vimos alguns profissionais fazendo medições. Pode ser que até o Dia de Finados tudo esteja pronto”, disse o morador.

Em ligação por celular, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), responsável pela manutenção do Cemitério de Santo Antônio, Itamar Ribeiro, os reparos no muro já foram iniciados. O diretor Auristel Gomes disse em entrevista que ainda não se sabe o prazo para que o muro fique pronto, mas que em reuniões que esteve presente na Semusb, o caso foi tratado como uma prioridade. “Não há ainda a definição de quando o muro ficará pronto, ou se ficará pronto antes do feriado de Finados, caso não esteja, devem ser colocadas barreiras”, disse.

O morador João Batista acredita que a movimentação no cemitério é importante. “Estão fazendo obras dentro do cemitério e isso é muito bom, pois antigamente parecia que tudo estava abandonado. Agora está ficando melhor”, finalizou o morador.



Deixe o seu comentário