Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:19:34

Editorial

coluna

Publicado: 29/10/2019 às 07h21min

A- A+

Centro antigo esvazia por falta de projeto econômico

Rondônia é um estado com vasto potencial, mas é preciso pensar em elementos históricos de alto valor cultural.

O turismo segue como tendência econômica importante e crescente no mundo inteiro, e em no Brasil, diversos estados e municípios vem ampliando suas infraestruturas de locais atrativos para aos visitantes. Rondônia é um estado com vasto potencial, mas é preciso pensar em elementos históricos de alto valor cultural.

É o caso de centro antigo de Porto Velho que ainda resta edificações de uma época áurea que compensa um estudo aprofundado para medir a importância e o valor como potencial turístico. A beleza do passado está escondida por trás de placas e fachadas enormes e poluentes. Se restauradas podem se tornar valiosas os centros antigos de cidades como São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e muitas outras que descobriram que a história lucra mais do que vendas de varejo.

A cidade de Porto Velho está crescendo e com isso os pontos comerciais estão localizando aonde os moradores estão. É o caso das avenidas Jatuarana, Tancredo Neves e Geraldo Siqueira (Zona Sul); José Amador do Reis, Calama, Mamoré, União e Plácido de Castro (Zona Leste); e a segmentação que ocorre nas principais avenidas da região central, na Zona Norte.

Com a expansão comercial da cidade, a tendência diminuir a cada ano, o movimento comercial de varejo no centro antigo. A exemplo, a avenida 7 de Setembro que era um formigueiro comercial, já não atrai tanto como antes. Dessa forma é precisa pensar um futuro com estudo de tendência para o setor, consolidar infraestrutura que possa garantir comércios de eventos, visitas e lazer. Isso vale como sugestão para antecipar um planejamento diferenciado que possa aliar valor histórico, atrativos comerciais e manutenção da vida econômica do antigo centro.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas