Porto Velho/RO, 28 Março 2024 11:00:01
Diário da Amazônia

Centro de Zoonoses captura animais que estavam soltos na RO-010

Três equinos estavam próximo ao parque de exposições colocando em risco o trânsito

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 23/05/2019 às 10h14min

Através de uma postagem na rede social, o Centro de Controlo de Zoonoses (CCZ) do município de Rolim de Moura tomou conhecimento que alguns animais estavam soltos na RO 0-10 próximo ao parque de exposições, colocando em risco a segurança no trânsito.

Foto: Divulgação

A direção do CCZ informou que se deslocou com a equipe de capturas até o local, onde foram localizados três equinos, todas fêmeas. Populares informaram que os animais estavam no local, inclusive quase ocasionando acidente de trânsito, pois alguns condutores foram surpreendidos com bichos na pista. Um doas animais estava enroscado em um arame.

Os animais foram recolhidos e estão no pátio do CCZ. O proprietário tem cinco dias úteis para reclamar e fazer os trâmites legais para retirá-los. Além de pagar a UPF diária para cada animal, é necessário que se faça os exames de anemia e mormo, de responsabilidade do proprietário. Decorrido o prazo, caso o dono não comparece, o animal vai para doação.

A direção do Centro de Controle de Zoonoses explicou que a operação foi realizada de acordo com o Decreto n. 607/2003 nos artigos 153,154,155 onde estabelece que fica proibida a permanência de animais soltos em logradouros públicos, nas áreas urbanas e de expansão urbana do município sem as condições previstas no artigo 153, será apreendido e recolhido ao órgão competente.

ALERTA

O CCZ aproveita para alertar e pedir a população que evite deixar animais soltos nas ruas, pois especificamente neste caso, houve risco de acidente de trânsito e vidas humanas podem ser perdidas. “Até entendemos que talvez tenha escapado de alguma propriedade nas proximidades, nossa ideia é que as pessoas tenham consciência dos danos que isso pode causar, por isso pedimos atenção aos donos de animais, para que não haja prejuízo a ninguém” destaca a direção do órgão.

(…) nossa ideia é que as pessoas tenham consciência dos danos que isso pode causar, por isso pedimos atenção aos donos de animais, para que não haja prejuízo a ninguém.



Deixe o seu comentário