Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:12:08
Diário da Amazônia

Centro especializado em genética bovina no estado

Iniciativa do senador Acir Gurgacz / visa contribuir para a melhoria genética do rebanho bovino do Estado

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/02/2020 às 08h00min

Foto: divulgação

Rondônia poderá contar com um Centro Especializado em Genética Bovina. Os estudos já estão em andamento com base em parceria firmada com o Laboratório de Tecnologia em Genética do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), com sede na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A iniciativa é do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), objetivando impulsionar a pecuária estadual, possibilitando aos produtores facilidades de acesso à tecnologia para elevar ainda mais o padrão de qualidade do rebanho bovino.

A convite do senador Acir Gurgacz, o desembargador Fagundes Cunha, proprietário da Universidade Cescage e especialista em bovinos, esteve em Rondônia e reuniu-se em Ji-Paraná com o vice-governador José Jodan, com o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Evandro Padovani, com o presidente do Fundo Emergencial de Febre Aftosa de Rondônia (Fefa), José Vidal Hilgert, e com o prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, para trocar informações sobre a pecuária e analisar projetos que poderão ser implementados no Estado.

Melhoramento genético é o foco para viabilizar, em Rondônia, a produção de carne premium, natural da Amazônia, incluindo a preocupação com a preservação ambiental. Isso, de acordo com Fagundes Cunha, exige planejamento estratégico para linhagem específica para Rondonia. Além disso, segundo ele, depende de tecnologia e matrizes de qualidade com inseminação artificial.

Com base em 40 anos de pesquisa com diversas raças bovinas, o Laboratório de Genética em Bovinos da Cescage garante trazer para Rondônia a melhor genética para que no Estado possa ser produzida carne de qualidade com raças novas e a mais alta linhagem para melhoria genética. “A proposta é produzir carne de qualidade com sustentabilidade, preservando as riquezas ambientais e naturais do Estado”, disse Cunha.

O Centro Especializado em Genética, conforme destacou Fagundes Cunha, será fundamental para transformar Rondônia em referência na área de tecnologia bovina, a exemplo do que é a Nova Zelândia, modelo padrão de carne e carcaça. “O pecuarista de Rondônia tem um perfil diferente do pecuarista dos demais Estados e o polo tecnológico será importante também para os pequenos produtores no tocante a transferência de tecnologia”, mencionou o desembargador, informando que é necessário organizar a cadeia produtiva para gerar desenvolvimento sustentável.

Fagundes Cunha também esteve reunido com o diretor executivo do Grupo Gurgacz, Acássio Figueira, a quem expôs o programa de intercâmbio tecnológico em prol da pecuária rondoniense, mencionando os benefícios que a parceria trará para a classe produtora do Estado. Acássio Figueira agradeceu a disponibilidade de Fagundes e o interesse demonstrado em contribuir para a melhoria da carne produzida em Rondônia. “Essa troca de experiências e o fornecimento de novas tecnologias será importante para o Estado, que já desponta, em nível nacional, como detentor de um dos maiores rebanhos do país”, disse o diretor.
A Rondônia Rural Show, o maior evento do agronegócio em toda a Amazônia, também foi destaque na vinda de Fagundes Cunha a Rondônia. Com o governo Estadual, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, ficou acertada a participação da Cescage na feira. Além de um estande para mostrar os serviços que oferece, a Cescage também trará especialistas de renome internacional para palestras sobre temas relacionados ao agronegócio. Segundo Fagundes Cunha, as palestras deverão focar nos temas “Raça Purunã”, “Integração Lavoura-Pecuária”, Recuperação de áreas degradadas”, “Melhoramento genético”, “Seleção de receptoras e manejo”, “Criação de gado de leite e exames andrológicos”, “Ovino e caprinocultura de leite e de corte”.
Com relação ao melhoramento genético de ovinos, Cunha informou que a tecnologia será trazida para Rondônia, prevendo, principalmente, a busca de parcerias para viabilizar um laticínio de ovinos no Estado. Segundo ele, a ovinocultura não tem estrutura organizada no Brasil. “Isso fica evidenciado com a falta de interesse em termos de investimentos. A criação de cordeiro demanda investimentos, incluindo acompanhamento no mercado, que exige praticidade.

De acordo com Fagundes Cunha, Rondônia vive um momento ímpar com a soja e a integração lavoura-pecuária desponta como uma necessidade para o agronegócio, através da recuperação de áreas degradadas que, com a soma de esforços, contribuirá para atividades complementares.



Deixe o seu comentário