Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:22:21
Diário da Amazônia

Cepem recruta crianças para testes de vacina

Só nesta fase, o investimento do Ministério da Saúde é de R$ 350 milhões.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/09/2017 às 05h15min

Vacina será fornecida em dose única pelo SUS possivelmente a partir do ano de 2019

“Participe da vacina da dengue do Butantan”. Com este apelo, o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem), em Porto Velho, tem buscado sensibilizar pais de crianças, de 2 a 6 anos de idade, para que se tornem voluntárias da pesquisa iniciada em julho de 2016 com a vacina contra a dengue que, possivelmente em 2019, será fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dose única.

De acordo com o diretor clínico do Cepem, Dhélio Batista Pereira, coordenador da pesquisa em Porto Velho e professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), 16 centros de pesquisa, em 13 Estados, estão envolvidos, e Rondônia tem se destacado ao dar importante contribuição na terceira e última fase de testes, quando deverão receber o produto 17 mil brasileiros, entre 2 a 59 anos de idade, 1.400 deles rondonienses.

Até agora, 1,1 mil adultos e adolescentes recrutados participaram do teste no Estado, restando agora 300 crianças entre 2 e 6 anos, a etapa considerada mais difícil para os pesquisadores porque requer a autorização tanto do pai quanto da mãe. No Brasil já foram quase dez mil vacinados entre adultos, adolescentes e uma porção menor de crianças.

“É importante a participação das crianças neste teste, porque em um ano a vacina poderá ser disponibilizada, mas apenas para os adultos e adolescentes”, justificou o coordenador, reforçando que sem o teste nesta faixa etária, as crianças ficarão de fora quando a vacina for liberada para imunização gratuita da população.



Deixe o seu comentário