Porto Velho/RO, 22 Março 2024 17:57:29
Diário da Amazônia

Chicago elege a primeira prefeita negra e lésbica

Democrata Lori Lighfoot foi escolhida com 73,8% dos votos

Por ANSA
A- A+

Publicado: 03/04/2019 às 14h42min

A cidade de Chicago fez história nesta terça-feira (2) ao eleger sua primeira prefeita negra e lésbica. A democrata Lori Lighfoot foi escolhida, por esmagadora maioria, para comandar o terceiro município mais populoso dos Estados Unidos.

O resultado histórico foi revelado pelo Conselho Eleitoral norte-americano. Com 73,8%, a advogada de 56 anos celebrou a conquista em um hotel na cidade. “Hoje nós não apenas fizemos história, mas começamos um movimento de mudança. Quando iniciamos nossa campanha, ninguém confiava em nossas possibilidades. Agora olhem onde chegamos”, disse.

Chicago elege sua primeira prefeita negra e lésbica

Lori derrotou sua opositora, a também negra Toni Preckwinkle, atual presidente do Partido Democrata em Illionois, que garantiu apenas 26,2% dos votos. Durante a campanha eleitoral, a sucessora de Rahm Emanuel prometeu priorizar os interesses de todos os cidadãos de Chicago acima dos “interesses de alguns poderosos”, além do combate a corrupção. Ela ainda ressaltou a importância de ajudar as famílias de baixa renda.

Em seu mandato, Lori terá que enfrentar diversos problemas existentes na cidade como a falta de recursos para garantir a educação pública, o alto índice de criminalidade, os diversos casos de corrupção, entre outros.



Deixe o seu comentário