Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:36:20
Rádio Alvorada

Chineses anunciam interesse em ferrovia Transcontinental

O custo estimado da obra é de 10 bilhões de dólares (33 bilhões de reais)

A- A+

Publicado: 08/06/2015 às 10h11min | Atualizado 08/06/2015 às 13h47min

Ferrovia IAs intenções de parcerias firmadas entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, no dia 19 de maio, que prevêem investimentos de até 53 bilhões de reais em infraestrutura no Brasil, começaram a sair do papel nesta segunda-feira, no primeiro encontro Brasil/China em Rondônia.

Li Jinzhang, desembarcou por volta do meio dia no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, com uma comitiva de 23 empresários chineses para o primeiro encontro internacional desta parceria, que reune também representantes do governo dos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso.

O principal objetivo do encontro, que se encerra na quarta-feira (10), é mostrar para os chineses o possível traçado da Ferrovia Transcontinental, que em Rondônia deve ser paralelo à BR-364, e também o potencial agropecuário e a infraestrutura de transporte e logística da região.

O encontro está sendo organizado pela embaixada da China com apoio dos governos dos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Acre e do gabinete do senador Acir Gurgacz (PDT/RO).

A comitiva de chineses e as autoridades brasileiras percorrem toda extensão da BR-364, e realizam reuniões nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia, e Comodoro, Campo Novos dos Parecis, Lucas do Rio Verde e Cáceres, no Mato Grosso. Em Ji-Paraná, a comitiva se reuniu na manhã desta segunda-feira, no auditório do Hotel Maximus.

Em Comodoro (MT), está previsto uma solenidade de boas vindas oferecida pelo governador Pedro Taques, do Estado do Mato Grosso, com o hasteamento das bandeiras nacionais.

Em Lucas do Rio Verde, a previsão é que a comitiva chegue nesta terça-feira (09), por volta das 20h. O encontro marcado para a manhã de quarta-feira, dia 10, contará também com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

Os estudos de viabilidade econômica do empreendimento começaram por meio de um tratado assinado entre os três países, Brasil, China e Peru e devem ser concluídos até o primeiro trimestre de 2016. O projeto prevê uma ferrovia que ligará o porto de Ilo, no Sul do Peru, ao Porto do Açu, no Estado do Rio de Janeiro.

Ainda não há data para as primeiras licitações, mas a previsão é que a presidente Dilma anuncie o certame junto com o pacote de concessões de ferrovias e rodovias que fará na próxima semana. O custo estimado da obra é de 10 bilhões de dólares (33 bilhões de reais).



Deixe o seu comentário