Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:57:34
RONDÔNIA

Chuva com ventania causa prejuízos

Em todas as regiões de Porto Velho, os ventos chegaram a 72,8 km por hora, segundo o Sipam.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/10/2015 às 05h30min | Atualizado 27/10/2015 às 08h22min

Segundo os dados da Semtran, sete semáforos ficaram com problemas depois da chuva de sábado e dois caíram   Jota Gomes/Diário da Amazônia

Segundo os dados da Semtran, sete semáforos ficaram com problemas depois da chuva de sábado e dois caíram Jota Gomes/Diário da Amazônia

No último sábado (24) a forte chuva, que caiu em Porto Velho, destelhou casas, derrubou árvores e semáforos e deixou parte da capital sem energia elétrica. Os ventos chegaram a 72,8 quilômetros por hora registrando essa intensidade em toda a cidade. Em sete horas choveu 42,8mm considerado um índice alto, comum nesta época do ano. Foram mais de 44 ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros.

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), informou que as altas temperaturas e umidade relativamente alta contribuíram para a intensidade da chuva de sábado “o dia foi muito quente, a temperatura ficou entre 37,4 graus e à noite, antes da chuva estava 31 graus, são os fatores principais para intensificação da nuvem que se formou”, explicou Luiz Alves dos Santos, meteorologista do Sipam. Ele não descarta a possibilidade de mais chuvas fortes “essa semana ainda há a previsão de novos temporais, as condições de calor continuam, a partir de quarta a umidade deve aumentar e vai continuar quente, isso é combustível para provocar um tempo severo como o que aconteceu no último final de semana”, concluiu Luiz.

A chuva veio acompanhada de muitos raios, pois nessa região há grande incidência deles “na região amazônica você tem 3 regiões de grande concentração de raios, no litoral do Pará, próximo a Manaus e pro sul, pegando os Estados de Rondônia e Mato Groso”, afirmou o meteorologista ao informar que a intensidade da nuvem foi muito potente com muita energia, por isso o grande número de descargas elétricas.

As consequências da chuva puderam ser sentidas ainda hoje, pois alguns semáforos não estão funcionando deixando o trânsito da cidade complicado em alguns pontos. Alecsandro Carvalho da Silva, chefe da central semafórica da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) informou que 7 semáforos na capital estavam com problemas. Nos do cruzamento da rua Gonçalves Dias com a avenida Sete Setembro e da BR-364 com a rua Campos Sales os semáforos caíram pela intensidade do

O estacionamento do shopping ficou totalmente alagado  Divulgação/Diário da Amazônia

O estacionamento do shopping ficou totalmente alagado Divulgação/Diário da Amazônia

vento e serão recolocados até hoje no período da tarde. Nas outras localidades as placas queimaram devido a uma descarga elétrica mas até o final da tarde de ontem, segundo a Semtran, voltariam à normalidade. Os pontos são: avenida Rio Madeira com a avenida Imigrantes e avenida Rio de Janeiro; rua

Daniela com a avenida Calama; rua Miguel Calmon com a rua Nova República e também com a rua Algodoeiro, relatou Alecsandro.

O Corpo de Bombeiros relatou que ainda estão atendendo às ocorrências deste final de semana, no total foram 44, só de queda de árvores na cidade, sendo 12 delas já atendidas, faltando 32 pendências, comunicou Edmar Melo Braga, tenente da sessão de busca e salvamento. Na rua Raimundo Cantuária, uma árvore caiu em cima da casa de Rosane Schumann, e os bombeiros estavam no local para a retirada. O trabalho de retirada já estava sendo feito há mais de 1hora e meia e não tinha sido concluído “a árvore é muito grande ela deve ter aproximadamente uns 18 metros, a gente tem que tirar devagar para não danificar ainda mais a estrutura que foi abalada”, disse Braga.

O Corpo de Bombeiros recebeu 44 ocorrências de queda de árvores na cidade  Jota Gomes/Diário da Amazônia

O Corpo de Bombeiros recebeu 44 ocorrências de queda de árvores na cidade Jota Gomes/Diário da Amazônia

Ventos fortes derrubam até árvores

A moradora contou que passou o final de semana secando a casa que ficou danificada pela queda da árvore “o forro está normal, quebraram algumas telhas, e estava chovendo dentro do quarto”, relatou Rosane. Ela já havia solicitado a retirada da árvore anteriormente, mas não foi autorizado pelo meio ambiente “vamos ter que refazer a calha toda, o telhado, quebrou a mureta, danificou tudo. Acho que vamos gastar uns 4 mil reais para consertar tudo”, concluiu.

Os fortes ventos ocasionaram a queda de vários postes que deixaram a cidade de Porto Velho sem energia elétrica, faltando ainda 425 pontos a serem atendidos pela Eletrobras/Ceron “no sábado tivemos 984 pontos com falta de energia, aproximadamente 1,5 mil ligações, 559 ocorrências já foram atendidas, até a segunda às 10h faltavam 425, ainda tem pontos sem energia”, relatou Adenir Cunha, responsável pela área de operação da Ceron. Segundo ele, as equipes foram triplicadas para atenderem a todos “o efetivo era de 10 viaturas estamos com 30 atendendo, provavelmente vamos finalizar até hoje”, concluiu ele.

Durante as chuvas é necessário tomar alguns cuidados para se proteger “procurar um abrigo seguro, se manter dentro das residências, manter distância de cabos soltos, não tocar e ligar para o telefone 0800 647 0120, da Ceron”, alertou Adenir.
É recomendado também desligar os equipamentos em casa, pois caso ocorra alguma falha no equipamento de proteção o excesso de descarga pode danificar algum eletrodoméstico.

 



Deixe o seu comentário