Porto Velho/RO, 27 Março 2024 12:06:26
Diário da Amazônia

Chuva vai ser frequente em Rondônia nesta quinta

Fortes instabilidades provocam mais temporais sobre a Região Norte

Por Clima Tempo
A- A+

Publicado: 31/10/2018 às 16h45min

Quase todo o Norte do Brasil vai ter uma quinta-feira (1) marcada pelo calor e pancadas de chuva. O ar úmido e quente, que está espalhado sobre a Região, ajuda a formar fortes áreas de instabilidade ao longo do dia, que resultam em temporais.

Foto: Climatempo

Mais temporais nesta quinta-feira
As pancadas de chuva deverão ser mais frequentes e acontecem desde cedo, em Rondônia e no sul do Pará. O céu fica carregado de nuvens e há alerta para temporais nessas áreas.

Os períodos de sol serão maiores sobre o Acre, o Amazonas, Roraima, o Tocantins e o centro-norte do Pará. O forte aquecimento ajuda as nuvens crescerem ao longo da tarde e ocorrem pancadas de chuva com raios e rajadas de vento, de moderada à forte intensidade. Só o Amapá, fica livre da chuva nesta quinta.

A semana já foi marcada por chuva forte volumosa especialmente no Pará e no Tocantins. Ainda entre terça-feira (30) e esta quarta-feira (31), grandes acumulados foram registrados no Tocantins. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 45,9 mm em Peixe, 38,1 mm em Taguatinga, 38 mm em Mateiros e 33,2 mm em Araguaína, no período de 24 horas.

Como fica o tempo no feriado

A tendência para o feriado prolongado de Finados é mais pancadas de chuva e risco de chuva forte. “A grande disponibilidade de ar úmido e quente sobre a Região continua ajudando no crescimento das áreas de instabilidade”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Somente o norte do Pará e o Amapá, terão predomínio de sol e pouca chuva. Grande parte da Região Norte vai continuar com períodos de sol e pancadas de chuva em forma de temporais.



Deixe o seu comentário