Para quem mora num município cuja vocação é o trabalho no campo, ter documentos é fundamental. A demora em obter qualquer um deles pode significar período de inatividade ou prejuízo nos negócios. Por isto, muitas pessoas foram até a sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na avenida Tancredo Neves, para testemunhar e comemorar a inauguração do Centro de Cidadania, onde está o Posto de Identificação.
No Centro de Cidadania serão emitidos documentos como Carteira do Trabalho, CPF, documento militar, passe de gratuidade para idosos e portadores de deficiência. A sala é pequena, mas dotada de equipamentos que possibilitarão o trabalho rápido e confiável.
Júnior da Silva França, funcionário da prefeitura, será o responsável por receber os cidadãos, coletar dados e encaminhar as informações para que os órgãos responsáveis emitam os documentos. “Será uma experiência nova. Conhecer pessoas, atender, prestar um serviço importante para elas. Isto é novo para mim, vou gostar muito, com certeza”, confessou ele.
Uma pesquisa indicou que entre 10 a 20 pessoas procurarão o Posto de Identificação diariamente. Júnior vai operar um kit encaminhado pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC).
São Francisco é o 45º município a aderir ao acordo de cooperação que permite utilizar servidores da Prefeitura para agilizar a entrega dos documentos. Em geral, a tarefa era realizada numa delegacia de polícia e envolvia um policial treinado para outro tipo de atividade.
A previsão é de que até o final do ano os 52 municípios de Rondônia tenham a novidade. Mas é preciso que os prefeitos manifestem interesse, façam o convênio com o governo do estado, através do IICC, e ofereçam a contrapartida que é o espaço físico e o funcionário para o atendimento.
Para o governador Daniel Pereira, os policiais que não serão mais utilizados na coleta de informações para a emissão dos documentos serão destacados para reforçar as atividades inerentes à profissão e contribuir para esclarecer crimes, por exemplo.
SEGURANÇA
Ele pediu que os pais fiquem atentos quanto aos filhos e que os mantenham nas escolas. E citou dados de uma pesquisa que indica que mais de 90% dos apenados não concluiu o ensino médio.
“O atendimento para quem busca documento também fica diferenciado no Posto de Identificação inaugurado”, disse o governador. O clima pesado das delegacias dá lugar ao ambiente mais tranquilo e confortável.
O diretor do IICC, Júlio Kasper, é o idealizador do programa que retira a coleta de informações para documentos do ambiente policial. Ele explicou as vantagens do novo atendimento.
OBRAS
O diretor adjunto da Polícia Civil, delegado Antônio Carlos dos Reis, lembrou que uma carteira de identidade demorou até seis meses para ser entregue e destacou que o envolvimento da prefeitura de São Francisco confere dignidade à população.
São Francisco do Guaporé é dirigido pela prefeita Gislane Clemente, a “Lebrinha”, filha do deputado Eurípedes Lebrão. Duas lideranças carismáticas festejadas pelos moradores. A solenidade de sexta-feira serviu para que ela anunciasse obras que serão executadas com recursos de emendas dos deputados estaduais e do senador Valdir Raupp, que participou do evento. Um dos benefícios será a ampliação do Cras, em cujo prédio está o Centro de Cidadania.