Porto Velho/RO, 02 Setembro 2021 17:07:15
Saúde

Cientistas cultivam minipulmões em laboratório para compreender a Covid-19

Os pesquisadores relataram que a infecção por SARS-CoV-2 dos organoides pulmonares replica infecções reais

Por CT
A- A+

Publicado: 02/09/2021 às 17h03min | Atualizado 02/09/2021 às 17h06min

Em um novo estudo da Escola de Medicina de San Diego da Universidade da Califórnia, pesquisadores dconseguiram cultivar organoides pulmonares (basicamente minipulmões) em laboratório, a partir de células-tronco adultas derivadas de pulmões humanos que foram removidas cirurgicamente devido ao câncer de pulmão.

Os pesquisadores também relatam que a infecção por SARS-CoV-2 dos organoides pulmonares replica infecções reais e revela as funções especializadas que vários tipos de células desempenham nos pulmões infectados.

Os autores do artigo foram capazes de manter as células que compõem as vias aéreas superiores e inferiores dos pulmões humanos, e ao infectar os organoides pulmonares com SARS-CoV-2, a equipe descobriu que as células das vias aéreas superiores são essenciais para o vírus estabelecer a infecção, enquanto as células das vias aéreas inferiores são importantes para a resposta imunológica.

Ambos os tipos de células contribuem para a resposta imune com excesso de zelo, às vezes chamada de tempestade de citocinas, observada em casos graves de Covid-19.

Infectados ou não com SARS-CoV-2, minipulmões se comportaram de maneira semelhante aos pulmões reais. Os pesquisadores mostraram que seus organoides pulmonares adultos replicaram a Covid-19 melhor do que qualquer outro modelo de laboratório atual.

Uma vez que suas descobertas em organoides humanos são mais prováveis ​​de serem relevantes para doenças humanas do que descobertas em modelos animais ou linhagens celulares, a equipe espera progredir rapidamente para testes clínicos. (Canaltech)



Deixe o seu comentário