Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:47:26
SAÚDE

Cientistas descobrem relação entre anorexia e metabolismo

A maneira como tratamos a anorexia pode estar mudando graças a um novo estudo que associa a doença ao metabolismo

A- A+

Publicado: 23/01/2020 às 08h29min

Um estudo publicado na revista Nature Genetics afirma que existe uma ligação entre a anorexia e o metabolismo. Para chegar a esta conclusão foi examinado o DNA de quase 17 mil pessoas com anorexia nervosa e 55 mil indivíduos saudáveis.

Os investigadores identificaram oito marcadores genéticos que relacionam a anorexia a alguns dos mesmos fatores genéticos que também influenciam o risco de distúrbios psiquiátricos – como o transtorno obsessivo-compulsivo, a depressão e a ansiedade; e características metabólicas e antropométricas, como o baixo índice de massa corporal.

“Isto significa que, quando pensamos em anorexia nervosa, é necessário entender que não é apenas um distúrbio psiquiátrico, mas também um distúrbio metabólico”, disse a investigadora Cynthia Bulik à CNN.

De uma forma geral, a anorexia é tratada como um distúrbio psiquiátrico – é por isso que os tratamentos são focados na terapia comportamental. Com esta investigação, poderá ser dada mais atenção aos componentes metabólicos da doença.

 

Fonte: Noticias ao Minuto



Deixe o seu comentário