Porto Velho/RO, 23 Março 2024 20:32:06
VARIEDADES

Cinco dicas para não cair no trote do ‘gemidão do WhatsApp’

Na semana passada, o “gemidão do WhatsApp” voltou, literalmente, ao noticiário. A brincadeira, que se espalha por grupos em..

Por Extra Online
A- A+

Publicado: 14/01/2019 às 15h36min | Atualizado 14/01/2019 às 15h41min

Foto: Dado Ruvic/Reuters/28.03.2018

Na semana passada, o “gemidão do WhatsApp” voltou, literalmente, ao noticiário. A brincadeira, que se espalha por grupos em aplicativos de mensagem há algum tempo, consiste em colocar a voz de uma mulher gemendo em vídeos e áudios compartilhados. Normalmente, os arquivos possuem títulos chamativos ou são jogados em meio a conversas, para atrair um clique desavisado. O objetivo, lógico, é provocar uma saia justa, mas é possível tomar algumas precauções para evitar o mico.

Sempre desconfie

A primeira dica é desconfiar de todos. Os arquivos estão circulando na rede, quase todo mundo já recebeu um. Então, todos estão aptos a clicar em compartilhar. Na maioria das vezes, os “gemidões” são compartilhados em grupos, mas mesmo o amigo ou parente mais insuspeito pode querer pregar uma peça.

Acompanhe as conversas

Como os arquivos circulam em grupos, é recomendável que, sempre que possível, as conversas sejam acompanhadas antes de abrir os arquivos, para ver se algum outro membro já caiu na brincadeira. Dessa forma, também é possível perceber áudios e vídeos suspeitos, jogados no grupo, sem conexão com o que está sendo debatido.

Se desconfiar, não abra

Os vídeos com o “gemidão” normalmente possuem títulos bem chamativos, com os assuntos do momento. Durante a Copa do Mundo, falavam sobre futebol; nas eleições, sobre os candidatos. Enfim, nada urgente. Para evitar passar vergonha, a dica é não abrir esses arquivos em público. Guarde para depois, para quando estiver sozinho, e aperte o play.

Abaixe o volume

Se a curiosidade for insuportável, abra o arquivo, mas com precaução. Para os vídeos, abaixe o volume ou coloque o aparelho no mudo. Se for um áudio, abaixe o volume e coloque o telefone no ouvido, para que o viva voz não seja ativado.

Use fones de ouvido

Se não quiser seguir nenhuma das dicas anteriores, use fones de ouvido. O som do “gemidão” é alto, mas com os fones apenas pessoas muito próximas conseguirão ouvir, reduzindo significativamente a saia justa.



Deixe o seu comentário