Porto Velho/RO, 21 Março 2024 21:29:11
RONDÔNIA

Cláudio Coutinho é reinaugurado

Reforma do ginásio custou em média R$ 7 milhões e estava abandonado há 15 anos.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/07/2017 às 05h10min

O primeiro jogo na reinauguração do estado foi entre São Caetano e Pinheiros

Na última sexta feira (30), foi reinaugurado o Ginásio Cláudio Coutinho em Porto Velho após 15 anos de completo abandono. A nova reforma atende aos critérios de acessibilidade e segurança, e segue às normas das Federações de vôlei, handebol, basquetebol e futsal.

A cerimônia organizada pelo Governo Estadual celebra as novas reformas de ampliação do ginásio, que custou em média R$ 7 milhões. A cerimônia de abertura contou com apresentações de ginástica rítmica, quadrilha e banda marcial. Estiveram presentes na reinauguração o governador do Estado Confúcio Moura, o prefeito da cidade Hildon Chaves e o senador Acir Gurgacz. Logo após a solenidade de inauguração, os dois times do São Caetano e Pinheiros animaram o Ginásio, que continha cerca de 2.000 pessoas.

O prefeito Hildon Chaves comentou sobre a reinauguração do ginásio, para ele é um patrimônio que precisa ser cuidado por toda população. “O estádio tem trinta e dois anos de idade , quase metade desse tempo ele ficou fechado, que correspondem aos últimos 14 anos maios ou menos, eu cheguei a frequentar esse estádio em uma apresentação de balé da minha filha quando ela tinha três anos de idade, hoje ela já tem vinte e dois, olha o tempo que faz que não era utilizado este espaço, é um privilégio para a população de Porto velho e o Estado de Rondônia, pois, este é o principal espaço esportivo da região, este ginásio está no imaginário da população muito presente faz parte da nossa história, as pessoas não esquecem, vai ser muito importante para a população principalmente agora que agora está revitalizado e moderno, a prefeitura vai dar todo apoio, estando presente sempre, vamos utilizar para os nossos campeonatos. Enfim, quanto mais utilizado esse espaço for melhor, não podemos deixar ficar deteriorado pelo abandono, então a população pode ajudar a cuidar e não vandalizar, então a nossa missão é manter este patrimônio”, comenta Hildon

Sejucel vai administrar

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Confúcio Moura, que na ocasião, fez a transferência da gestão do espaço que era de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), conforme Decreto Estadual nº 10.706, de 3 de novembro de 2003, para a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que passará a administrar todo o complexo esportivo, incluindo o Complexo Poliesportivo ‘Deroche’ Pequeno Franco (Praça ao lado do ginásio) que será todo revitalizado.

Sobre a reinauguração do Ginásio Cláudio Coutinho o Senador Acir Gurgacz, comentou sobre a alegria de poder devolver a população o espaço renovado. “É uma imensa alegria e uma responsabilidade poder devolver para a população de Porto Velho o Cláudio Coutinho, reformado da maneira que está, isso é um presente e uma obrigação de todos nós, agora Rondônia está bem representada desportivamente, oferecendo um ginásio de qualidade para a população, e podendo sediar grandes eventos do Brasil”, disse o Senador

Duas mil pessoas 

O ginásio faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, para esta nova fase, existe uma série de itens que tornam o ginásio moderno, seguro e confortável, o espaço possui capacidade para abrigar duas mil pessoas, possui salas administrativas, lanchonetes para atender ao público, telhas termo acústicas, instalações elétricas, hidráulicas e quatro saídas de emergência, banheiros, sala de atendimento médico, duas salas externas uma de artes marciais e outra para dança e acessibilidade para cadeirantes.

A acessibilidade foi um ponto privilegiado na estrutura, foram construídas duas rampas para facilitar o acesso dos cadeirantes ao ginásio. Para Roberto que joga basquete na cadeira de rodas, as obras ficaram boas, o espaço reservado para cadeirantes é de boa visualização e seguro.



Deixe o seu comentário