Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:49:20
ESPORTE

Colômbia oficializa intenção de sediar Copa América

Sede será anunciada na próxima semana, em evento no Rio de Janeiro

Por Estadão conteúdo
A- A+

Publicado: 06/04/2019 às 06h30min

O presidente da Colômbia, Iván Duque, formalizou nesta sexta-feira a indicação de seu país para ser sede da Copa América de 2020. “Esse processo deve ser decidido nos próximos dias”, disse o chefe de Estado em uma declaração na Casa de Nariño, sede do governo, em Bogotá, na qual estava acompanhado, entre outros, pelo técnico da seleção, o português Carlos Queiroz.

A sede será anunciada na próxima semana, no Rio de Janeiro, durante um conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Na oportunidade, Rogério Caboclo vai tomar posse da presidência da CBF.

“Hoy quiero hacer público y hacer oficial el ejercicio que adelanta Colombia para la postulación y ser la sede de la Copa América en el año 2020”, declaró este viernes el Jefe de Estado en la Casa de Nariño.

Iván Duque disse que nos próximos dias viajará para o Brasil, juntamente com o presidente da Federação Colombiana de Futebol (FCF, na sigla em espanhol), Ramón Jesurún, e da entidade estatal Coldeportes, Ernesto Lucena, que estavam na conferência de imprensa, bem como os ex-jogadores Faryd Mondragón e Mario Alberto Yepes.

“Eu fico muito motivado ao ver figuras como Mario Alberto Yepes e Faryd Mondragón desempenhando um papel muito importante na promoção do futebol no nosso país e na ajuda para alcançar este grande objetivo”, acrescentou o presidente.

A partir de 2020, a Copa América será jogada a cada quatro anos, mas nos anos pares e não nos anos ímpares, como aconteceu até agora. A Fifa aprovou o pedido feito pela Conmebol e a última edição em anos ímpares será a do Brasil neste ano. Assim, o calendário se iguala ao da Eurocopa.

O conselho da Conmebol aceitou no último dia 13, por unanimidade, as candidaturas da Argentina e da Colômbia para a realização da competição no próximo ano e pediu aos países para apresentarem as suas “propostas detalhadas “sobre a estrutura e a organização. No mesmo dia, o órgão rejeitou uma proposta da Federação de Futebol dos Estados Unidos para organizar a competição em 2020.

A Copa América do Brasil vai ser disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho. A seleção brasileira está no Grupo A com Bolívia, Peru e Venezuela.



Deixe o seu comentário