Porto Velho/RO, 09 Janeiro 2021 06:00:45

JoséLuiz

coluna

Publicado: 09/01/2021 às 06h00min

A-A+

Coluna Campo & Lavoura

Exportações em alta Os últimos números oficiais apresentados sobre o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP-RO) até setembro de..

Exportações em alta

Os últimos números oficiais apresentados sobre o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP-RO) até setembro de 2020 computaram em R$ 13,9 bilhões, gerando uma receita de US$ 419,6 milhões com a carne exportada em 2020 revelando um crescimento de 18,1% acima do mesmo período em 2019. A soja apresentou variações positivas de 9,2% se comparada ao ano anterior. Em Rondônia, os produtos agrícolas com melhor desempenho continuam sendo a soja, o milho e café, toda a produção neste estado apresentou um crescimento de 15,1% superior a 2019, mesmo diante de um ano de pandemia.

Colhendo

As primeiras lavouras de soja cultivadas no Cone Sul e no município de Porto Velho, já estão sendo colhidas apresentando uma média entre 55 e 60 sacas de 60 quilos por hectare plantada. O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, informa que de acordo com os números projetados pela Associação dos Produtores de Soja de Rondônia, (APROSOJA), na safra 2021/2022 o estado de Rondônia, vai alcançar 500 mil hectares de lavouras de soja, segundo ele, isso representa entre 9 e 10% de crescimento no setor, turbinando as exportações.

Em cima da hora..!

Os bancos do Brasil, Banco da Amazônia e cooperativas de créditos para a produção e investimentos no agronegócio em Rondônia, disponibilizam para safra 2021, 2,9 bilhões de reais.

Retornando!

Depois de um intervalo de duas semanas, recarregando as baterias, afinal de contas ninguém é de ferro, no próximo sábado estaremos retornando com o programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! das 7:00 às 8:00, com entrevistas e informações para as famílias que trabalham e desenvolvem suas atividades nas áreas rurais, por que não dizer, nas urbanas também. Turbinado pelas energias do novo ano, sem desrespeitar as regras e protocolos vamos tocar para frente, afinal de contas o tempo e a produção no campo não podem parar.

Você sabia?

O município de Porto Velho possui o maior rebanho bovino de Rondônia, com 960.140 cabeças de gado de corte e 181.614 para a produção de leite, totalizando 1.141.763 animais. Estes números, entre outros mostrando a importância do setor produtivo em Rondônia, consta do anuário 2019/2020 produzido pela área de estatística da Secretaria de Agricultura (SEAGRI).

Qual é a explicação?

Os governadores de Rondônia, Marcos Rocha e do Acre, Gladson Camelli, ouviram a promessa do presidente da República Jair Bolsonaro, a imprensa divulgou que a ponte sobre o Rio Madeira, no distrito de Ponta do Abunã, seria inaugurada em 2020 para facilitar a vida dos produtores rurais e empresários da região Norte de Rondônia e sul do Acre. A ponte cortando o rio está lá pronta e correndo o risco de se tornar mais um elefante pardo.

Finalizando

Na sexta-feira (8) se comemorou o dia do fotógrafo. Foi minha primeira atividade como profissional de comunicação, conquistei prêmios e registrei imagens que marcaram a história. Com a modernidade todos realizam fotos, mas nenhuma com a visão de leitura de um fato como os verdadeiros profissionais. Quero finalizar agradecendo ao Adair Perin, da Tribuna Popular em Cacoal, corintiano velho de guerra que a partir desta semana também publica uma coluna sobre agronegócio, produzida por nós. Boa leitura!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

Arquivos de colunas