Porto Velho/RO, 03 Janeiro 2021 11:48:45

JoséLuiz

coluna

Publicado: 03/01/2021 às 11h48min

A-A+

Coluna Campo & Lavoura

Que venha 2021…! Atravessar 2020, não foi uma tarefa das mais fáceis, principalmente aos pequenos e médios produtores rurais, não..

Que venha 2021…!

Atravessar 2020, não foi uma tarefa das mais fáceis, principalmente aos pequenos e médios produtores rurais, não só de Rondônia, assim como de outras regiões, que tiveram além das dificuldades naturais de enfrentar o imponderável coronavirus. O sistema financeiro, por uma questão de justiça é bom lembrar abriu as torneiras facilitando a liberação de recursos para investimentos nas pequenas propriedades, pois não é segredo também que para os grandes produtores rurais existem mecanismos que facilitaram apoio ao setor produtivo como um todo. Assim o agronegócio, manteve a economia de Rondônia e do Brasil nos eixos.

Estruturar é necessário

Com mais de 34 mil quilômetros quadrados o município de Porto Velho com um território superior a Bélgica e Israel, também supera os estados de Alagoas e Sergipe, todavia necessita de estrutura para se tornar um celeiro agrícola, no Norte de Rondônia oferecendo condições reais para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Possuindo mais de 5,6 milhões de hectares agricultáveis, as áreas planas aguardam a preservação de rodovias municipais e escoamento pelo Rio Madeira com leves correções de solo sem que seja preciso derrubar uma árvore, para turbinar a produção agrícola.

Missão…!

Nada mais justo que os gestores que assumem no início do ano as rédeas do município de Porto Velho, olhem com um pouco mais de carinho, aos produtores ribeirinhos, aos agricultores familiares que formam o cinturão verde em torno da capital, para que os consumidores possam continuar consumindo produtos de boa qualidade com valores acessíveis. Não é uma missão impossível, basta um pouco de boa vontade política, mais ação e menos discurso, o resto os produtores sabem realizar.

Peixe bom…!

Nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, entre outros a produção de tilápia alcançou 11,9% ultrapassando as 400 mil toneladas em 2020.O cultivo da tilápia no Brasil se mantêm entre os quatro maiores produtores do mundo de acordo com a BR Pesca Brasil. É um pescado de ótimo sabor com duas produções anuais com mercado assegurado e preços acessíveis ao consumidor.

Sorteado!

Fui sorteado pelo Instituto Data Folha concedendo um depoimento para uma pesquisa sobre economia e salários. Falei bem do meu estado (Rondônia) destacando o equilíbrio do agronegócio na balança econômica neste período de pandemia. Estou aguardando agora ser sorteado pela Mega Sena. Tomará que não demore…!

De Olho

Os técnicos da Agência Idaron, preparam uma campanha de orientação aos produtores rurais para que fique de olho a partir de janeiro no combate a brucelose no rebanho, assim como estarão orientando os cafeicultores sobre o avanço do nematóide nas lavouras de café. O objetivo é manter o gado sadio e as lavouras produzindo, e, por via de conseqüência os produtores rurais satisfeitos.

Mensagens…!

Entre as dezenas de mensagens que recebi no Natal e final de ano destaco as enviadas pela Drª Louise Carolina Campos, superintendente da Sudam, do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, do diretor Técnico do Sebrae, Samuel Almeida, do superintendente do Banco do Brasil, Edson Lemos, Manoel Serra, presidente do Banco do Povo e do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani. A todos agradeço desejando sucesso e que venha 2021.

Finalizando

Para finalizar desejo a todos que acompanharam nosso trabalho, na Rede TV, pelo jornal Diário da Amazônia e pelo portal de noticias deste diário, que tenham um ótimo 2021, com paz, amor e saúde, o restante a gente realiza pelo caminho!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

Arquivos de colunas