porto velho - ro, 02 Novembro 2019 00:56:01

    AdãoGomes

    coluna

    Publicado: 05/09/2019 às 18h49min

    A-A+

    COLUNA DO ADÃO: Na semana da pátria estudantes não têm transporte

    Novo interventor do transporte escolar terá muito trabalho pra colocar a casa em ordem em Porto Velho

    Carrossel continua fazendo estragos
    Preocupantes os números divulgados ontem pelo Ministério Público de Rondônia a respeito da educação em Porto Velho. Dados apontam que mais de mil estudantes da rede pública municipal e estadual estão sem poder ir à escola por falta de transporte escolar. Vinte escolas estaduais estão com problemas no transporte fluvial. 35 escolas da prefeitura estão com falta de transporte de ônibus. O resultado disso: as crianças não assistem aulas regularmente desde 2018.

    Educação sob intervenção
    Com isso o transporte escolar das escolas municipais passa a ser administrado pelo interventor nomeado pela justiça. Trata-se do professor e Secretário Estadual de Educação Suamy Vivecananda Lacerda Abreu. Ele terá a missão de tentar manter o transporte escolar funcionando ao menos nos próximos quatro meses. Missão muito difícil para o professor Suamy, não por falta de capacidade, pois ele já demonstrou ter de sobra. Interesses ocultos das empresas prestadoras do serviço de transporte de alunos travaram as licitações. Até agora, pasmem, nem mesmo operações da Polícia Militar e de outros órgãos de fiscalização conseguiu colocar um ponto final nessa novela. Creio que será necessária união de forças entre governo, prefeitura, judiciário e até voluntários para encontrar uma solução e dar dignidade a essas crianças, devolvendo-lhes o direito de ir à escola. Evidentemente é necessário aplicar as punições de acordo com a lei, se foram confirmadas as denúncias.

    Moradores sofrendo com buracos
    Na capital, servidores da prefeitura vêm fazendo um trabalho de recuperação de ruas e estradas rurais. Entretanto, ainda há muito que fazer. Muitas ruas, mesmo com a boa vontade política, não receberão obras de infraestrutura, como asfalto e calçada. É o caso do bairro Monte Sinai, localizado no fim da zona sul da cidade. Moradores reclamam da falta de recuperação das ruas. Bastava algumas máquinas para corrigir o traçado das ruas e eliminar os buracos. É o mínimo que a população quer. Ônibus do transporte coletivo não transporta passageiros no bairro, pois o acesso a rua Amsterdã é inviável, tamanha a quantidade de buracos. Fica o pedido e a dica para a secretaria responsável pelo setor.

    Números de apreensões no Brasil
    Pra quem gosta de números vamos lá: a Receita Federal no Brasil está apreendendo 120 quilos de cocaína por dia; em 2019 já foram 30 toneladas de cocaína, 5 de maconha apreendidos e na retenção de 1,5 bilhão em mercadorias ilegais. As apreensões ocorreram em aeroportos, portos e nas fronteiras. Já imaginou se o governo coloca mais estrutura pra esse pessoal trabalhar? Mais investimentos em pessoal, tecnologias?


    Escreva um comentário

    sobre Adão Gomes

    Adão Gomes é natural de Ji-Paraná, Rondônia. Jornalista e radialista com passagens pela Rádio Comunitária Alternativa e Rede Vida. Com 15 de dedicação à Rede TV, já apresentou programas como Jornal da Rede, Fala Porto Velho além de coberturas ao vivo. Atualmente exerce a função de gerente de comunicação e apresenta o programa Fala Rondônia.

    Arquivos de colunas

    31/10/2018 às 07h35min Combate ao Crime Organizado
    17/10/2018 às 07h31min Violência Contra a Mulher