Porto Velho/RO, 19 Março 2024 02:10:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/09/2019 às 09h21min

A- A+

Coluna do Carlão: As fusões enroladas e a briga em Ariquemes

Uma das disputas municipalistas mais empolgantes no estado no ano que vem acontecerá em Ariquemes.

A desunião nacional

As iradas declarações sobre as queimadas foram o contrário do que seria racional e desejável. Pelo bem, seriam tratadas com rigor técnico e não com deslizes diplomáticos e ironias deselegantes. Perdeu-se a ocasião para fazer a Amazônia o polo de atração para doações mundiais em volumes maiores que a esmola do G7. Com a ruína da imagem do Brasil no mundo, até as doações para o Fundo Amazônia travaram.

Num mundo ideal, os governantes não seriam dependentes dos guerrilheiros do marketing eleitoral. A troca de insultos seria substituída pela troca de ofertas: o Brasil entregar sob aplausos gerais a preservação da floresta em nome de um melhor clima para o mundo, recebendo como contrapartida amplo apoio externo à exploração sustentável da biodiversidade amazônica. Um acordo mutuamente vantajoso.

A sucessão de desastres que levou ao contrário disso denuncia uma campanha que se alimenta da desunião nacional. Combate e atrasa o agronegócio, opondo-o sem razão à agricultura familiar e à preservação. Só a união pode garantir uma verdadeira e produtiva soberania nacional. No fundo, é uma campanha contra a independência do Brasil ao retardar a gênese de um projeto industrial e agromineral que tenha o agronegócio 4.0 como o cerne de um progresso real.

…………………………………….

Fusões enroladas

Algumas fusões partidárias se enrolaram de vez e já estão descartadas para as eleições municipais do ano que vem. A maior delas, envolvendo o PSDB, Democratas e PSD, já pensando num alinhamento para o pleito presidencial de 2022 esta travada. Com isto, os partidos já estudam candidaturas alternativas as prefeituras em 2020 ou com alianças preferenciais entre  outros partidos.

Peleja vai ferver

Uma das disputas municipalistas mais empolgantes no estado no ano que vem acontecerá em Ariquemes. Além do prefeito Thiago Flores, buscando a reeleição, o seu vice-prefeito Folladorzinho, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, com a bandeira do cassolismo e os atuais deputados Geraldo da Rondônia e Alex Redano estão se armando até os dentes para a grande peleja.

Nomes históricos

Minha homenagem, hoje aos pedetistas históricos que desbravaram o brizolismo em Rondônia. Na primeira ata do partido, ao final dos anos 70, constavam os nomes de Antonio Osmam de Sá, Flodoaldo Pontes Pinto, Itamar Kurt, Maria Cristina e Samuel Saraiva. Curiosidade histórica: Jerônimo Santana, ex-deputado federal, ex-prefeito de Porto Velho e ex-governador também foi pedetista.

As festividades

Tudo pronto para a abertura das atividades alusivas aos 26 anos de circulação deste Diário da Amazônia. A programação começa na segunda-feira, dia 09, com abertura de uma exposição fotográfica com a trajetória rondoniense deste jornal e os momentos mais marcantes do rotativo, refletindo os anseios e defendendo as grandes bandeiras da região amazônica.

Edição histórica

No dia 12 de setembro será desenvolvida a programação alusiva, com a presença de autoridades, representantes de agencias de publicidade e convidados num café da manhã e no dia 13, a data do aniversário, teremos uma edição histórica, com novo projeto gráfico. O Diário se consolidou há quase uma década como o maior jornal do estado e atualmente é o único com circulação estadual regular em todos os municípios.

Via Direta

*** O PSOL de Pimenta de Rondônia abre as tratativas para as eleições municipais buscando alianças *** È bem possivel que ocorram entendimentos com o PC do B de Pantera e o PT de Roberto Sobrinho *** Como possiveis candidatos a prefeito ou apoiando aliados os ex-deputados estaduais Herminio Coelho e Jesoino Borabaid já pensam também em 2022 *** O prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto já esta na estrada pelo seu projeto de reeleição *** No seu pé, Marcito terá como predadores afiados, Mabel e Isau, entre tantos.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas