Porto Velho/RO, 20 Outubro 2021 09:39:10

LeandroMazzini

coluna

Publicado: 20/10/2021 às 09h39min

A-A+

Coluna Esplanada

TRF virou problema O que é uma grande conquista para o Judiciário de Minas Gerais e um alento (também prêmio) para juízes e..

TRF virou problema

O que é uma grande conquista para o Judiciário de Minas Gerais e um alento (também prêmio) para juízes e desembargadores locais pode se tornar um sério problema com efeito dominó para o presidente Jair Bolsonaro. Ele tem até hoje para sancionar, ou não, o Projeto de Lei 5919/19 aprovado no Congresso Nacional, que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, para atender o Estado mineiro. O problema é que o projeto que avançou no Parlamento com forte lobby de Antonio Anastasia, Aécio Neves e uma trupe suprapartidária esbarra no interesse de outros importantes Estados, que já mandaram recados para o Palácio do Planalto: também querem ter o “seu” TRF.

Você paga

Minas hoje compõe o TRF da 1ª Região, junto com outros 11 Estados da federação. O senador Anastasia, relator final do PL, jura que não terá custo algum. Claro que terá.E paga também

No mesmo projeto, por exemplo, foi aprovado que os juízes substitutos que hoje atuam no TRF em Minas vão se tornar automaticamente titulares. E com isso vêm todas as benesses da carreira, como nova sede, carros com motoristas etc etc

Poderoso demais

A executiva nacional do PT quer enquadrar o manda-chuva do partido no Estado do Rio de Janeiro, Washington Quaquá. Há até abaixo-assinado circulando na turma. 

Só na dele

 Escanteado do Governo e descartado para a vice da chapa do presidente Jair Bolsonaro na corrida à reeleição em 2022, o vice-presidente Hamilton Mourão retoma, nos bastidores, as conversas com legendas para pavimentar sua candidatura ao Senado no ano que vem. O PRTB do Rio sonha com sua candidatura ao Governo e faz pesquisas.

A seu tempo

Mourão não descarta migrar para outra legenda – PL e Republicanos, com quem conversou dias atrás, são opções – para outro projeto: concorrer pelo Rio Grande do Sul ao Senado Federal. Os políticos que passam pelo gabinete de Mourão para convidá-lo à filiação notam o permanente semblante de chateação do general com o presidente.

 Voto separado

Em voto em separado na CPI da Pandemia, ao qual aColuna teve acesso, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) sugere o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. A ficha é corrida, segundo o documento de 149 páginas: 1. Crime de responsabilidade (art. 7º, número 9, da Lei n. 1079/50); 2. Incitação ao crime (art. 286 do Código Penal); 5. Crime contra a humanidade (art. 7º do Estatuto de Roma), entre outros. 

Mais gente

Vieira também recomenda o indiciamento de ex-ministros e atuais: Eduardo Pazuello, ex-Saúde; Paulo Guedes, da Economia; Onyx Lorenzoni, ex-ministro da Cidadania; Ernesto Araújo, ex-Itamaraty; Fábio Wajngarten, ex-Secom; Osmar Terra, ex-Cidadania; e deputado Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara dos Deputados. 

Mais poder a elas

 Pelo menos 7 de 10 brasileiros acreditam que o mundo seria mais pacífico e bem-sucedido se tivéssemos mais líderes políticas mulheres. É o que aponta pesquisa sobre liderança global, da Ipsos, com entrevistados de 28 nações, incluindo o Brasil. Enquanto 72% concordam com a afirmação, 18% discordam e 10% não souberam opinar.

MERCADO

Mata é do bem

O discurso de que a conservação da floresta amazônica atrasa a economia não cola com a população do Amazonas. Uma pesquisa da Fundação Amazônia Sustentável revela que 73,5% dos ouvidos não veem a floresta como entrave ao desenvolvimento econômico do Estado.

Verde vive

 O estudo também apontou que 85,6% dos manauaras não acreditam que o desmatamento é necessário para o desenvolvimento econômico, e 40% afirmam que existem alternativas melhores do que desmatar.

Apagão

 O Grupo Facebook previa entregar ontem resposta à notificação do Ministério da Justiça sobre o ‘apagão virtual’, ocorrido há duas semanas, que causou prejuízos a usuários e consumidores das suas redes sociais. A notificação foi enviada pela Secretaria Nacional do Consumidor. 

ESPLANADEIRA

# Os corredores da in.Pacto Comunicação, de Karim Miskulim, ganharam decoração em painéis inspirados nas obras da série Jazz do pintor francês Henri Matisse. #I Prêmio de Jornalismo Universitário acontece dias 27 e 28, no Festival de Ciência, Tecnologia, Inovação e Criatividade, da Universidade Veiga de Almeida. #Melinda Garcia abre exposição “Imortal: Arte, Alma e Futuro”, dia 21, no Centro Cultural Correios. #Fashion Mall (RJ) recebe até dia 1º de novembro mostra gratuita “Vem, estão voltando as flores!”, da artista carioca Jô Asfora. #Lecadô promove, dia 21, campanha de arrecadação de alimentos, no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio (RJ).


Deixe o seu comentário

sobre Leandro Mazzini

Colaborador do Diário da Amazônia - Mineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e [email protected]