Porto Velho/RO, 09 Janeiro 2021 14:46:03

LeandroMazzini

coluna

Publicado: 08/01/2021 às 09h19min | Atualizado 09/01/2021 às 14h45min

A-A+

Coluna Esplanada

POR – WALMOR PARENTE Só propaganda   Famosa por propagandear suas soluções de tecnologia, a TOTVS – multinacional de..

POR – WALMOR PARENTE

Só propaganda  

Famosa por propagandear suas soluções de tecnologia, a TOTVS – multinacional de desenvolvimento de softwares de gestão – patina há mais de dois anos para entregar o que prometeu a uma importante companhia do setor de petróleo brasileira. Cansada de esperar, a direção da empresa acionará a TOTVS na Justiça para reaver mais de R$ 18 milhões por prejuízos causados. Procurada pelaColuna, a multinacional não quis se manifestar. 

NOTA:

A TOTVS foi procurada pela reportagem para se posicionar sobre a reclamação de um cliente, que não quis se revelar, e enviou uma nota informando que não poderia se manifestar sobre o caso.

Eminência  

O ex-presidente Michel Temer segue engajado na articulação para fazer Baleia Rossi (MDB-SP) presidente da Câmara. Escanteado do jogo político desde que deixou a Presidência, Temer quer voltar a dar as cartas como eminência parda e mostrar que ainda tem influência no Congresso. 

Blindagem 

O ex-ministro Moreira Franco (MDB-RJ) atuou, nos últimos dias, para blindar seu apadrinhado Rodrigo Maia (DEM-RJ) de fofocas quentes de Brasília – sobre a vida particular do deputado – que poderiam prejudicar a articulação de Baleia Rossi para a presidência da Câmara.

Gestão Maia

Consenso entre deputados que Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez uma boa gestão em 2 anos, mostrou Casa independente, mas ninguém o perdoa pelas comissões paradas durante todo o ano de 2020. A pandemia não justifica diante de uma Câmara que investe milhões por ano em TI e intranet. 

Ninho   

A bancada do PSDB segue rachada sobre a sucessão entre dois grupos. De um lado, Rodrigo de Castro (MG) – aliado de Aécio Neves – tem 18 votos para Arthur Lira (PP-AL). De outro, Samuel Moreira (SP) tem uns 10 para Baleia Rossi (MDB-SP). Os outros da bancada estão cada um por si.

Essência

De um experiente político: se Baleia vencer, o MDB fecha em 2 minutos com o Governo. Não se muda a essência de um partido da noite para o dia. 

Recompensa 

Ex-aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) já é cotado para assumir a primeira vice-presidência da Câmara em caso de vitória de Arhur Lira (PP-AL). Ramos foi anfitrião de Lira durante o tour do candidato por estados do Norte nos últimos dias. 

QG

ACM Neto, que deixou a prefeitura, acaba de abrir um novo escritório em Salvador e levou uma grife de peso, o ex-governador Paulo Souto, para sua equipe. Será o QG do presidente nacional do DEM na capital baiana, onde já começou articulações para sua candidatura ao Governo em 2022. 

De saída 

O deputado federal Elmar Nascimento pode estar de saída do DEM da Bahia e não  descarta, no cenário estadual, se filiar a outro partido que o leve ao Senado.

Invasão     

Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) classifica como “inadmissível” a invasão do Congresso nos EUA: “Da mesma forma que os vencedores devem saber vencer, os derrotados devem compreender a derrota e aceitá-la”.

Sem festa 

Shows e festas em Pernambuco estão proibidos pela Secretaria de Saúde até o final do mês. A ordem vale para todos os estabelecimentos: restaurantes, bares, barracas de praias, hotéis ou outros. Já a Secretaria de Justiça está apelando aos cidadãos para que enviem imagens de aglomerações que serão autuadas imediatamente. 

Rua Marisa 

Em um dos primeiros atos após tomar posse, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), sancionou projeto da Câmara que nomeia um endereço do bairro de São Pedro como “Rua Marisa Letícia da Silva”. A lei também determina que, abaixo do nome oficial da rua, conste a frase: “Primeira-dama do Brasil 2003-2010”.

ESPLANADEIRA

# Segundo o Instituto Escolhas, o Brasil deixa de arrecadar R$ 14 bilhões ao ano pela não atualização da tabela do ITR (Imposto da Propriedade Rural) # Medo do desemprego cresceu em dezembro, aponta CNI: indicador subiu 2,1 pontos e continua acima da média histórica. 

A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Leandro Mazzini

Colaborador do Diário da Amazônia - Mineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e [email protected]

Arquivos de colunas