Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:30:08

Política &

coluna

Publicado: 05/04/2018 às 10h39min

A- A+

Coluna-POLÍTICA e MURUPI

Mais fácil prender menino com 100 gramas de maconha do que prender um agente público ou um agente privado que desviou R$ 10, 20, 50 milhões

FRASE DO DIA:

“(…) mais fácil prender um menino com 100 gramas de maconha do que prender um agente público ou um agente privado que desviou R$ 10, 20, 50 milhões. Essa é a realidade do sistema penal brasileiro. Ele é feito para prender um menino pobre e não consegue prender essas pessoas que desviam por corrupção e outros delitos por milhões de dinheiro” – Ministro Luiz Roberto Barroso do STF.

1-Sem surpresas

Como já era esperado o governador Confúcio Moura renunciou ao cargo e oficializou à ALE sua decisão. A ALE dará posse ao vice-governador Daniel Pereira que como é praxe, assume para cumprir o mandato até dezembro de 2018. Tudo sem traumas e muito civilizado. Em entrevista que me concedeu ontem no Palácio Rio Madeira, o tranquilo Confúcio fez um balanço de sua gestão e da campanha para o Senado.

2-A fala do General

No Brasil todo mundo fala. Uns mais como Gilmar, Marun e Lula. Outros menos, como o Moro. Aí o General Villas Boas abriu a boca e o mundo pá! E ele só falou do art. 142 da Constituição: “As Forças Armadas (…) são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” Vai lá general. Se todos falam o senhor também pode falar. Fala sim. Fala que eu te escuto.

3-Lula lá

Depois de 11 horas de julgamento e com um STF totalmente dividido, saiu a previsível negativa do habeas corpus impetrado pela defesa de Lula. É a primeira das cacetadas que a “jararaca” como Lula mesmo se intitula já que há uma série de processos na fila com ó juiz Moro e o juiz Valisney de Brasília. A defesa de Lula ainda pode apresentar um recurso – legal, mas tido como protelatório – até 10 de abril. Depois disso é caixão e vela preta. Como diz o filósofo Ivo Cassol, “cada um que cuide do seu CPF. Lula lá…

4-Falando em Cassol…

Como não vi o processo, pouco posso falar a respeito, mas de novo o senador Cassol vai encarar um processo na justiça. Para variar, o caroço a ser engolido é o mesmo de antes: A Primeira Turma do STF decidiu na terça-feira levar ao penário a Ação Penal 891, em que o senador Cassol é réu pela prática do crime de calúnia, previsto no artigo 138 do Código Penal, por ter supostamente ofendido a honra do procurador da República Reginaldo da Trindade. Para Zé de Nana com seu linguajar esquisito, “essa zanga tá pior que unha encravada: cê pensa que tá parando de ruinar e aí pustema.”

5-Carmem Lúcida

O ministro Marco Aurélio Mello foi na jugular da ministra Carmem Lúcia e passando o recibo de perdedor: “Que isso fique nos anais do tribunal: vence a estratégia, o fato de Vossa Excelência não ter colocado em pauta as declaratórias de constitucionalidade”. O laço dos enforcados funcionou. E tem mais, a possibilidade de revisão da prisão em segundo grau como queria o ministro não está no radar do STF, mesmo após a saída da ministra Carmem este ano. Toffoli, o sucessor, já acenou com negativa de pauta.

6-Uma ideia jerical

Alguém resolveu pensar – coisa difícil – e criar lei. Aí já viu… O TJ de Rondônia disse que são inconstitucionais parte das leis de Porto Velho sobre GPE. Como a decisão é retroativa cerca de 1500 servidores vão perder essa bufunfa. Ontem o prefeito Hildon Chaves explicou o problema e determinou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) recorra. Um abacaxi para o prefeito e um coice nos servidores que de imediato verão os seus holerites bem mais magros. Uma maldade. .

Facebook Leo Ladeia II

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.