Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:57:43

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/05/2018 às 08h28min

A- A+

COLUNA-Terror nos Turistas

Para a imprensa, a notícia dos sonhos é aquela que ao mesmo tempo apresenta novidade, beleza, aventura, ciência e riqueza

Terror nos turistas

Para a imprensa, a notícia dos sonhos é aquela que ao mesmo tempo apresenta novidade, beleza, aventura, ciência e riqueza. Notícias sobre a Amazônia, dadas as suas características misteriosas e havendo muito a explorar, dificilmente deixam de se encaixar em algum desses quesitos.

No fim do ano passado, uma expedição de pesquisadores ao Pico da Neblina, realizada ao longo de um mês com o apoio do Exército, resultou em uma série de incríveis reportagens cientificas, favorecidas pela coleta de exemplares de espécies, algumas jamais descritas.

Também se enquadram nas notícias dos sonhos as combinações entre ópera e floresta, como na 21ª edição do Festival de Ópera, iniciado sábado no Teatro Amazonas. E com o esporte, como a expedição de caiaque por cerca de 300 km no Rio Urubu, durante seis dias. A proliferação dessas notícias dos sonhos pelo mundo alavanca sensivelmente nosso turismo.

Aí matam um religioso ou seringueiro e a notícia recebe mil vezes mais divulgação, botando terror nos turistas, que se desviam para sítios de visitação menos interessantes, mas que julgam seguros e menos problemáticos. Não se pode desprezar o malefício de uma notícia ruim. O antídoto para ela é combater o crime e multiplicar as boas notícias.

………………………………………..

Os ex-prefeitos

É tanto ex-prefeito envolvido na disputa de cargos a deputado estadual e federal na peleja de outubro deste ano que já fica difícil de se fazer prognósticos. Só na capital são Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho, Mauro Nazif e José Guedes. Em Ariquemes, Ernandes Amorim; em Vilhena Melki Donadon, em Pimenta Bueno Jean Mendonça; em Ouro Preto, Rosária Helena.

As fusões

Dificilmente será repetido no pleito deste ano o numero de candidaturas presidenciais de 1989, quando Collor de Melo foi eleito presidente da Republica num confronto com Lula. Naquela oportunidade foram 22 postulantes, nesta temporada o numero já atinge 20, mas muitos deles dispostos a compor como vices. Algumas fusões de chapas já estão em andamento.

Chapões e frentões

A disputa pelo governo estadual em Rondônia esta empacada de vez com tantas pendências para serem resolvidas na justiça. Por isto a formatação de chapões e frentões não prosperam, mesmo com os cardeais da política rondoniense estendendo as conversações como tem ocorrido nos últimos dias. Muita coisa, a maioria das pendências, só vai se resolver nas convenções de julho.

Ventos favoráveis

Na capital rondoniense os ventos estão aparentemente soprando, favoravelmente para Alex Palitot (PTB) a Assembléia Legislativa, Leo Moraes (Podemos) à Câmara dos Deputados e Aluizio Vidal (Rede) ao Senado. Mas na capital a gente sabe como as coisas começam e como elas terminam, geralmente com muitas surpresas nas urnas.

Aliança mantida

A aliança PSB/PDT que já elegeu o prefeito Mauro Nazif em 2012 e com seu apoio emplacou o governador Confúcio em dois mandatos, será mantida para 2018. Vitoriosa, a coalizão nesta temporada terá como postulante ao governo o senador Acir Gurgacz (PDT) e como candidato ao senado Jesualdo Pires (PSB) com apoio do governador Daniel Pereira. O vice da chapa sairá de Porto Velho.

Via Direta

*** O PDT ajustou em Rondônia uma chapa de candidaturas a Assembléia Legislativa equilibrada e sem “pelés” *** O equilíbrio de forças proporciona chances a quase todos os postulantes nesta temporada *** Com o Plano de Aposentadoria já em andamento, a Prefeitura de Porto Velho busca reduzir o numero de servidores *** Só assim será possível atender as metas do Limite Prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas