BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Com 85%, Obra da ponte sobre o rio Madeira tem previsão de entrega para Agosto de 2019

Desde o início da construção em 2016, as adversidades causadas por fenômenos da região amazônica são um dos principais obstáculos..

Publicado: 11/12/2018 às 14h09
Atualizado: 11/12/2018 às 14h11

No canteiro, operários de ponta a ponta da obra se revezam. Dia e noite a construção que acontece sobre o trecho do Rio Madeira, no Distrito de Porto Velho Abunã não pára.

“Desde que a obra foi licitada e contratada, ela foi constante. Não houve um dia de paralisação. O que houve foi falta de orçamento financeiro, mas a empresa vinha trabalhando de acordo com o orçamento que chegava”,afirma Cláudio André Neves – superintendente DNIT/RO.

Até o momento, 85% da obra física está concluída. Tanto o lado de Rondônia e o que leva ao Acre estão bem avançados. A concretagem, segundo o DNIT até março de 2019 deverá ser finalizada.

Quanto ao “encabeçamento” da estrutura, que compreende o encontro da rodovia ligando as cabeceiras, a previsão é para agosto. Os serviços por agora se concentram nos vãos centrais. O alteamento desses grandes pilares em forma de “T”. Com o encontro deles surge toda a ponte.

Desde o início da construção em 2016, as adversidades causadas por fenômenos da região amazônica são um dos principais obstáculos para obra. Troncos imensos de madeira descem, levados pelas águas correntes do rio madeira a todo instante. O inverno por aqui chegou. Isso também é uma preocupação. Mas por conta do avanço da estrutura, a situação já não é mais um incômodo para os operários.

“Esse ano com todas as fundações já foram finalizadas, os blocos já foram finalizados. estamos trabalhando em pilares e balanços sucessivos, hoje pode chover da maneira que for não atrapalha mais a obra”, complementa Cláudio André Neves.

No momento falta ser concluído somente um dos quatro ‘BES’, conhecido popularmente como sustentação dos pilares, sendo que um deles está em fase de fundação. Quanto às vigas e Lages estão praticamente prontas e esperando somente a conclusão dos últimos pilares para o termino. A construção da ponte é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit de Rondônia, que tem a frente o consórcio Arte Leste Enersil.

Com 1.084 metros de extensão, a ponte sobre o rio madeira em Abunã interligará Rondônia ao acre pela BR-364. O acesso promete tirar de uma vez por todas, o Acre do isolamento com o restante do Brasil a partir de agosto de 2019 com a inauguração.

Deixe o seu comentário