Porto Velho/RO, 25 Março 2024 03:22:05
Diário da Amazônia

Com ferramentas gratuitas, Google ajuda empresas a vender mais

96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços, mas 40% das PMEs no Brasil

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 16/08/2019 às 10h03min

Com os avanços tecnológicos, cada vez mais pessoas estão presentes no meio digital. De 2013 a 2017, quase 1 bilhão de novos usuários se conectaram à internet e, segundo um relatório de tendências feito pelo Google em parceria com a Bain & Company em janeiro deste ano, o Brasil está entre os 11 países que serão responsáveis por uma parcela significativa do próximo bilhão de usuários que vão se conectar até 2021. Dentre as atividades que os brasileiros mais efetuam na internet, a pesquisa e comparação de preços, além da compra on-line, é uma das que mais cresce atualmente.

Segundo dados de uma pesquisa feita em novembro de 2018 pela Provokers, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas. Estar conectado é fundamental para se manter na mente do cliente. Ainda de acordo com o levantamento, os aspectos abaixo são considerados ao escolher entre uma e outra empresa ao pesquisar por produtos e serviços na web:

77% valoriza comentários de usuários, respostas de perguntas;

75% considera descontos promoções ou novidades;

69% preza por informações sobre como chegar lá (mapa ou endereço);

64% acha importante ver o horário de funcionamento;

59% verifica se há fotos do lugar;

52% confere os métodos de pagamento;

41% averigua se o site está disponível;

41% checa as informações de contato;

Com tantos concorrentes espalhados no mercado, é mais importante do que nunca se sobressair na internet para conquistar novos clientes. No entanto, muitas PMEs não sabem por onde começar a fazer a sua marca de destacar no ambiente digital e como se manter estável uma vez que já seja conhecida. O potencial para as empresas brasileiras crescerem no mercado existe, assim como diversas ferramentas ideais para ajudá-las nesse processo.

O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta gratuita que possibilita que essas empresas possam gerenciar sua presença on-line no Google, como na Busca e no Google Maps. Com o aplicativo, o empresário cadastra informações como endereço, telefone e horário de funcionamento de forma rápida e simples, deixando essas informações facilmente acessíveis a potenciais consumidores. Além disso, o Google Meu Negócio permite a interação entre empresa e cliente, já que é possível responder à perguntas e comentários.

A ferramenta, também, permite a criação de um site totalmente gratuito. Hoje, no Brasil, 40% das pequenas e médias empresas não têm presença na web. As informações e fotos cadastradas pelo empresário são organizadas automaticamente pelo Google ao criar o site. O site já é otimizado para acesso por meio de computador ou dispositivos móveis, além de oferecer a possibilidade de personalização. Mais de 600 mil empresas no Brasil já criaram um site utilizando o Google Meu Negócio.

Outra ferramenta importante para negócios presentes no meio digital, que podem impulsionar vendas, são as campanhas de publicidade on-line. As Campanhas Inteligentes do Google Ads utilizam o poder do machine learning (aprendizado de máquina, em português) para ajudar pequenas e médias empresas a criarem campanhas de publicidade de acordo com seus objetivos de negócio, como receber mais ligações, atrair mais clientes para uma loja ou levar mais consumidores a fazer compras por meio do site.

Para baixar o Google Meu Negócio, basta acessar o Google Play ou a App Store. O Google Ads, também, pode ser baixado no Google Play ou na App Store.



Deixe o seu comentário