Porto Velho/RO, 27 Março 2024 15:13:33
Diário da Amazônia

Começam a surgir as primeiras pesquisas para prefeito da Capital

A Cúpula do Clima Do alto de sua vasta experiência política, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ganhou calorosos aplausos do..

A- A+

Publicado: 25/09/2019 às 15h35min | Atualizado 25/09/2019 às 15h36min

A Cúpula do Clima

Do alto de sua vasta experiência política, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ganhou calorosos aplausos do público presente aos debates da Cúpula do Clima da ONU ao defender a meta de desmatamento zero na Amazônia. Hábil político, Neto sempre soube que os aplausos só acontecem quando o orador diz aquilo que o público quer ouvir.

Na ONU, tudo que o público mundial anseia ouvir é uma autoridade brasileira dizendo que o Brasil não vai fugir de suas responsabilidades, aproveitará seus recursos naturais para se desenvolver com preservação ambiental – fórmula que se resume na sustentabilidade, levando à vitória simultânea a soberania nacional e os interesses do mundo na nossa biodiversidade.

O prefeito de Manaus não inventou a pólvora. Apenas apresentou as propostas do Pacto das Cidades Amazônicas, que sugeriu à ONU reconhecer 5 de setembro como o Dia Internacional da Amazônia. Nessa data, em todo o mundo, haverá manifestações saudando os esforços para a preservação e as melhores práticas.

Isso certamente funcionará melhor que as bravatas de oportunistas como o presidente francês Emmanuel Macron, boicotar produtos brasileiros e asfixiar o acordo entre União Europeia e Mercosul.  O Brasil é maior que a má diplomacia e o mundo maior que verborragia, e melindres pessoais.

…………………………………………..

CPIs da Energisa

As populações do Acre e de Rondônia estão em pé de guerra com a Energisa, a empresa que assumiu as companhias elétricas falidas dos dois estados e acusada de cobrar tarifas elevadas. Como resultado de toda revolta, as Assembleias Legislativas dos dois estados instalaram comissão parlamentar de inquérito-CPI para investigar e pressionar a Energisa. Esta por sua vez se defende afirmando que quem fixa as tarifas de energia é a Aneel.

Exportação de carne

Como consequência das rusgas criadas pelo governo Bolsonaro com os chineses e árabes, caíram as exportações de carne do Brasil e aumentaram as da Argentina. Agora a Argentina exporta 186 mil toneladas de carne ao ano e o Brasil apenas 180 mil toneladas. Não bastasse, as empresas chinesas e árabes retraíram os investimentos no país verde e amarelo e até aquela ferrovia que passaria – financiada pela China – por Rondônia – já não se fala mais. Levamos duplamente no coco!

As festividades

O município de Porto Velho começa os preparativos para comemorar os seus 105 anos de emancipação política e administrativa em outubro. Com o presidente da Fundação Cultural, Antonio Ocampo se recuperando de uma intervenção do coração, coube ao presidente interino Eudes Claudino tocar o barco adiante. A entidade já elabora também o calendário de atividades para o próximo ano.

Encontro das águas

Atração turística em São Carlos, distrito a 70 quilômetros da capital via terrestre, o encontro das águas dos rios Jamari e Madeira encanta os turistas. Nesta temporada, com a severa estiagem, o nível dos rios caiu drasticamente se formando belas praias. Além de um belo visual da natureza, os encantos da localidade ribeirinha se somam a pesca e a recepção de uma comunidade acolhedora. Recomendo.

As pesquisas

Mesmo com a eleição a prefeito daqui um ano, já começaram a pintar pesquisas e sondagens eleitorais para todos os gostos e credos em Porto Velho. Nelas se pode constatar que os nomes mais citados até agora são o deputado federal Leo Moraes (Podemos), o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB), o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) e o professor universitário Vinicius Miguel (Cidadania).

Via Direta

***A vigilância nas escolas volta a ser tema de reclamação de pais e professores. Até quando? *** A reposição do material roubado nos estabelecimentos de ensino sempre é difícil, demorado e burocrático ***Para combater com mais eficiência o crime organizado no País, a Policia Federal esta identificando e bloqueando as contas do PCC *** Neste sentido, cidades fronteiriças com o Paraguai, Bolívia e Colômbia são as mais visadas *** Com o Plano Diretor de Porto Velho concluível vamos ver como ficou o planejamento quanto à mobilidade urbana da capital que se tornou um problema sério nos últimos anos.



Deixe o seu comentário