Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:09:52

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 13/01/2019 às 11h33min

A- A+

Começou a corrida pelos cargos federais em Rondônia com indicação

Preocupação e incertezas Sendo o mito fundador uma questão sempre em aberto, Rondônia viveu o aniversário do Estado no início deste..

Preocupação e incertezas

Sendo o mito fundador uma questão sempre em aberto, Rondônia viveu o aniversário do Estado no início deste mês praticamente sem as controvérsias históricas e culturais habitualmente levantadas nessa época.

A autonomia do Estado é uma saga tão recente que se enquadra no curso vital da maioria dos seus protagonistas. Há um justificado orgulho de quem participou das ações políticas e administrativas para superar as limitações do antigo Território. O orgulho não apaga a preocupação com as dificuldades ainda existentes que resultam da persistência de alguns dos problemas históricos e das mazelas nacionais, mas é bom e legítimo.

Desta vez, porém, como as questões menores se desfocam sob a luz das maiores, uma preocupação mais geral pairou as controvérsias regionais. A grande preocupação é vencer as incertezas, o bate-cabeça entre seitas internas dos novos governos e saber qual desmentido vai finalmente valer.

Aguardar a correção ou a confirmação dos anúncios governamentais virou uma necessidade, mas a população não pode esperar dias até verificar se uma tuitada é verdadeira, apenas balão de ensaio ou fruto de uma noite mal dormida. A manchete de hoje já pode estar desmentida desde a hora da impressão. É péssimo que esta seja uma grande preocupação.

……………………………..

Cargos federais

Começou a corrida pelos cargos federais em Rondônia com indicação pelos deputados federais e senadores eleitos nas eleições de outubro. Um dos cargos mais cobiçados é a Superintendência do Incra, mas tantos outros órgãos federais com funções interessantes para a classe política serão disputados a dentadas durante os próximos meses.

Ferrovia Norte Sul

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou a decisão do governo Bolsonaro em soltar edital em março para a licitação das obras da Ferrovia Norte Sul, obra de grande importância para o agronegócio dos estados da região Norte. Ele também esta empenhado na sua grande bandeira que é a conclusão da pavimentação da BR 319, cujos esforços tem envidado por mais de uma década.

Os confrontos

Seguem os conflitos com disputas a balas por pontos de drogas em Porto Velho. Como resultado, todo o final de semana temos jovens morrendo inclusive apenados com tornozeleiras eletrônicas cujo controle é deficiente pela justiça e com todo meliante pintando e bordando, roubando, assaltando e traficando. E tem até condenado há 400 anos cumprindo pena em casa com tornozeleira na capital. Coisa de louco!

Idas e vindas

Os deputados federais que perderam as eleições em Rondônia e em outros estados estão conseguindo emprego no terceiro escalão do governo Jair Bolsonaro. Já tem pelo menos uma dúzia de contratados, originários de vários partidos. Lindomar Garçon (PRB), Luiz Claudio (PR) e Marinha Raupp (MDB) também poderão ser beneficiados com este ajuste com os barrados no baile. Talvez até Rauppão!

Câmara itinerante

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Edwilson Negreiros (PSB) anuncia a realização de uma gestão itinerante, percorrendo bairros e distritos e a implantação da TV da Câmara Municipal ainda nesta legislatura, seguindo os passos da Assembleia Legislativa que adotou o sistema implantado pelos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

Via Direta

*** A partir de fevereiro, com a posse dos eleitos no Congresso, os prefeitos rondonienses entram em romaria em busca de recursos com os deputados federais e senadores *** O inverno amazônico é rigoroso em Rondônia e as estradas rurais já estão em pandarecos com tantos temporais em várias regiões do estado *** O ex-governador Pereirinha esta de volta para assumir o Sebrae neste dia 15, terça-feira, com pompa, prestígio e circunstância.   


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas