Porto Velho/RO, 28 Março 2024 09:20:57
Diário da Amazônia

Começou a semana em polvorosa para a cultura de Rondônia

Começou o leilão! ********* A cultura em Rondônia, com destaque para a de Porto Velho, começou a semana em polvorosa. Três noticias..

A- A+

Publicado: 13/12/2018 às 07h10min | Atualizado 13/12/2018 às 09h25min

Começou o leilão!

*********

A cultura em Rondônia, com destaque para a de Porto Velho, começou a semana em polvorosa. Três noticias abalaram as estruturas daqueles que militam no movimento cultural de Rondônia.

*********

A primeira foi a notícia (verdadeira), de que o executiva encaminhou para apreciação na Assembléia Legislativa, Emenda reduzindo o percentual que deve ser repassado pelo governo, ao Fundo de Cultura.

*********

A Lei aprovada e sancionada no governo de Confúcio Moura diz que o depósito deve ser de 0,5 (meio por cento), do que o governo arrecadar em impostos.

*********

Os técnicos das secretarias da Fazenda e Planejamento, achando que é muito dinheiro, fizeram a cabeça do governador Daniel Pereira que concordou, em encaminhar para a ALE a emenda que reduz, de 0,5% para 0,05% o valor que deve ser depositado na Conta do Fundo de Cultura.

*********

A votação foi marcada para terça feira 11, a turma se mobilizou e foi pra plenária da ALE, mas, a Emenda não foi colocada em votação pelo presidente Maurão. A decisão ficou para ontem, porém, até o fechamento desta coluna nada havia sido votado.

*********

O pessoal que tomou a frente da manifestação sugeriu ao deputado Alex Redano que interferisse no assunto, com a sugestão do Movimento Cultural, para refazer a Emenda que passaria a destinar o em vez de 0,5; 0,2% (Zero vírgula Dois Por Cento) e não 0,05%.

*********

Tomara que os deputados tenham atendido ao pedido do Movimento Cultural. Esse depósito no Fundo de Cultural vai contribuir muito com o desenvolvimento cultural no estado de Rondônia.

*********

A outra Noticia, foi sobre a Audiência Público convocado pelo vereador Marcio para discutir a famigerada Lei 190. Essa discussão aconteceu terça feira 11, de manhã na Câmara de Vereadores e segundo o vereador Alecks Palitot, a discussão foi boa e com certeza, a 190 sofrerá alterações.

*********

Enquanto a discussão era para se estudar uma maneira de tornar a 190 viável. O presidente do Bloco “Leva Eu”, saiu atirando pra tudo quanto foi lado e o maior alvo de suas “balas de saliva”, foi a Funcultural de Porto Velho.

*********

A pior das notícias para o mundo cultural que surgiu terça feira, foi uma matéria postada em alguns sites, dando conta de que o prefeito Hildon Chaves vai cortar pela metade, os subsídios destinados ao carnaval em especial às Escolas de Samba.

*********

Quem escreveu a matéria não se idêntica e ainda diz que suas fontes, “Dão conta de que, dos Planos do prefeito Hildon Chaves para 2019, não consta auxilio financeiro ao Carnaval”.

*********

Como não existe uma afirmação oficial na matéria postada, está na base do “ACHO”, creio que não passa pela cabeça do prefeito tamanha falta de compromisso para com nossas entidades carnavalescas em especial as escolas de samba.

*********

Lembrando que o Movimento Cultura Popular que engloba as escolas de sambas, quadrilhas e bois bumbas em Porto Velho, foi o que mais lutou e defendeu a eleição de Hildon Chaves prefeito.

*********

Por isso, creio que ele não vai fazer uma desfeita dessas, com quem o ajudou a chegar ao Palácio Tancredo Neves.

*********

O vereador Marcelo Reis em entrevista a imprensa falando como Relator do Orçamento do Município de Porto Velho para o ano de 2019, foi taxativo em relação a isso.

*********

Disse Marcelo Reis: “Dinheiro para o transporte escolar tem, o que falta, é a prefeitura contratar uma empresa de vergonha, para atender nossos estudantes”.

*********

Na saúde é a mesma coisa, o dinheiro ta lá, falta apenas gestão e gestor competente. Então caríssimo prefeito Hildon Chaves, não é cortando o subsídios das escolas de samba (que é muito pouco) que o senhor vai resolver o problema do Transporte Escolar, da Saúde e da segurança de Porto Velho. Vamos refletir com mais paciência!



Deixe o seu comentário