Porto Velho/RO, 23 Março 2024 05:16:25
Diário da Amazônia

Comitê planeja mutirão de combate à dengue

Outra decisão tomada pelo Comitê é a realização de pit stops no dia 14.

Por Redação
A- A+

Publicado: 09/12/2018 às 08h32min | Atualizado 09/12/2018 às 11h20min

O Comitê Municipal de combate ao mosquito da dengue, formado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está fortalecendo as ações nesta época de período chuvoso no município. A força-tarefa prevê atividades com o objetivo de orientar a população sobre a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.

A força-tarefa prevê ações com o objetivo de orientar a população sobre o Aedes Aegypti. – Foto: Divulgação

Segundo o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, uma medida importante que será tomada nos próximos dias será a convocação de mais agentes de endemias que foram aprovados no concurso público da prefeitura de Ji-Paraná. “Esses futuros servidores ajudarão no reforço das ações de combate ao mosquito da dengue”.

Outra decisão tomada pelo Comitê é a realização de pit stops de mobilização contra o mosquito no dia 14 de dezembro. “Serão realizados no bairro Vila Jotão, próximo ao Shopping Cidadão, no segundo distrito da cidade, e na avenida Marechal Rondon em frente ao Supermercado Irmãos Gonçalves, no primeiro distrito. O objetivo será distribuir panfletos como forma de alertar a população sobre a importância de combater o mosquito e eliminar os lugares que podem servir de criadouro. A população pode aproveitar o fim de semana para fazer uma faxina nos quintais”, pediu a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Emanoela Sousa.

MUTIRÕES

Também serão realizados os mutirões nos prédios públicos, marcados para o dia 18 de dezembro. Os agentes de endemias irão visitar, por exemplo, escolas, órgãos demais órgãos públicos e unidades básicas de saúde para motivar e orientar os servidores na força-tarefa.

O secretário Renato Fuverki lembra que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) está em 2,7%, um número que mantém o município em alerta. O levantamento mostrou que 80% dos criadouros estão nas residências. “Por isso os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias estão orientando a população sobre a eliminação dos criadouros. Além disso, o Departamento de Vigilância em Saúde está atento aos locais com registro de casos das doenças com a aplicação do UBV.



Deixe o seu comentário