Porto Velho/RO, 06 Setembro 2021 16:57:21
Sociedade

Como a falta de torcida afeta as partidas de futebol?

Para evitar a disseminação da Covid-19, a presença da torcida foi restrita em inúmeros países, incluindo o Brasil

Por CT
A-A+

Publicado: 06/09/2021 às 16h57min

O quão importantes são as torcidas durante os jogos de futebol? Muito provavelmente, um jogador deve responder que são fundamentais e que fornecem um incentivo extra na hora dos lances decisivos. A gente aposta que ninguém discordaria desse comentário, mas, agora, pesquisadores do Reino Unido conseguiram provar, estatisticamente, a importância dos torcedores durante os jogos, principalmente quando as partidas são realizadas no estádio de uma das equipes.

De acordo com os cientistas da Universidade de Northumbria e da Universidade de Leeds, jogar partidas de futebol profissional em estádios vazios tem um efeito extremamente negativo no sucesso dos times da casa. Nesses casos, a vantagem de jogar em casa quase cai pela metade, segundo o estudo publicado na revista científica Psychology of Sport and Exercise.

Normalmente, quando se joga em casa, há uma nítida vantagem frente ao time opositor. Isto pode ser atribuído ao efeito dos torcedores sobre os jogadores — as torcidas tendem a ser maiores para o time que joga em seu próprio estádio — ou do árbitro subjetivamente beneficiar uma equipe específica. Além disso, jogar em um ambiente “familiar” traz mais segurança.

A validação desses resultados só foi possível com a pandemia da Covid-19, já que, pela primeira vez, um número absurdo de partidas não contou com os torcedores de nenhum dos times.

Afinal, para evitar a disseminação do coronavírus SARS-CoV-2, a presença da torcida foi restrita em inúmeros países, incluindo o Brasil. De acordo com os autores, este foi o primeiro estudo a considerar se a vantagem de jogar em casa e a presença de torcida afeta o domínio da partida por uma equipe específica.

Estudo sobre os estádios vazios de futebol

Para validar a importância dos torcedores e de jogar em casa, os pesquisadores britânicos usaram dois bancos de dados — o Football-Data.co.uk e o FiveThirtyEight —, o que garantiu a análise dos resultados de 4.844 jogos, espalhados por 11 países.

Segundo o levantamento, com a torcida presente, as equipes conquistaram 0,39 pontos a mais por jogo em casa do que fora. Por outro lado, com a ausência da torcida, a vantagem caiu quase pela metade quando as equipes conquistaram apenas 0,22 pontos a mais em casa do que fora.

Além disso, com a presença dos torcedores, os times da casa marcaram 0,29 gols a mais por jogo do que equipes visitantes. Novamente, com a ausência de torcedores, os times da casa marcaram apenas 0,15 gols a mais que os visitantes. Independente do cenário, jogar em casa continuou a ser uma vantagem, mas significativamente menor.

“Este novo conhecimento revela que, no sentido mais básico, a frequência dos torcedores é importante”, comentou um dos autores do estudo e professor da Escola de Psicologia da Universidade de Leeds, Dane McCarrick. Por mais que este fosse um conhecimento intuído, até então, ele não fora provado estatisticamente. (Canaltech)



Deixe o seu comentário