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Diário da Amazônia

Como aliar meios digitais e relacionamento para captar clientes

Na era digital, estar presente na internet e, especialmente, nas redes sociais é fundamental para dar visibilidade a qualquer negócio...

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Publicado: 08/05/2019 às 16h14min | Atualizado 08/05/2019 às 16h16min

Na era digital, estar presente na internet e, especialmente, nas redes sociais é fundamental para dar visibilidade a qualquer negócio.  E isso inclui escritórios de advocacia, que atuam sob forte concorrência e competitividade. Hoje, as decisões de compra de produtos e contratação de serviços passam invariavelmente por consultas prévias na internet.

No caso de serviços jurídicos, as pessoas costumam buscar informações online até mesmo sobre escritórios que já conhecem, sobre os que foram apresentados por terceiros, ou simplesmente sobre os outros diversos disponíveis no mercado. Este é o primeiro contato do cliente potencial, que poderá levar à decisão de escolha. Por isso, é muito importante apresentar conteúdo relevante para o público, demonstrar conhecimento e inspirar credibilidade por meio dos meios digitais.

Sites são como um cartão de visitas

Manter um bom site ainda é uma estratégia relevante para qualquer negócio, principalmente para escritórios de advocacia. Além de transmitirem uma imagem mais formal, empresarial, sites permitem reunir o perfil dos advogados associados, o histórico de casos relevantes, informações sobre as áreas de atuação, podendo, além disso, comportar um blog para a divulgação de artigos que deixem o potencial cliente perceber o nível de especialização e conhecimento dos profissionais daquele escritório.

O site é uma espécie de cartão de visita ampliado, onde o visitante poderá, inclusive, deixar seu contato ou pedir mais informações. Para que funcione positivamente, deve ter uma boa apresentação, com design atraente, boa navegabilidade, conteúdos jurídicos relevantes para os diferentes públicos que eventualmente o visitarem – neste universo amplo e de desconhecidos visitantes podem estar futuros clientes.

O poder das redes sociais

Todos os dias, milhões de pessoas passam parte significativa de seu dia navegando em redes sociais, como o Twitter, Facebook, Instagram. Somente o Facebook concentra cerca de 900 milhões de visitas diariamente e mais de 30 milhões de empresas mantêm perfil nesta rede.  Estas plataformas identificaram a oportunidade de veicular campanhas e links patrocinados nos feeds dos usuários. Para os anunciantes, esta é uma forma simples e relativamente barata de ganhar alcance significativo e direcionar o conteúdo de sua página para um segmento de usuários específicos.

Quanto maior a visibilidade do escritório, maiores as chances de se conquistar novos clientes. Plataformas profissionais, como o LinkedIn, também são excelentes meios de destacar o nome do escritório no mercado, por meio de anúncios comerciais e também de publicações gratuitas de artigos especializados assinados pelos advogados que compõem a banca.

Antes de decidir, o público quer se informar

A publicidade tradicional perde cada vez mais espaço para estratégias baseadas na produção de conteúdo. Atualmente, antes de decidir, o público quer se informar – e o repertório de informações jurídicas na internet é vastíssimo.  Quanto mais didático e específico for o conteúdo difundido, maior a chance de adesão daquele que busca a informação.

Por exemplo, um trabalhador em vias de se aposentar, mas que não sabe quais os trâmites que precisam ser cumpridos para dar início ao processo de aposentadoria junto à previdência social. Há grandes chances de que ele guarde a referência do site do escritório que esclareceu suas dúvidas e o deixou confortável com a informação, até mesmo para uma consulta presencial ou um processo.

Software jurídico ajuda a qualificar o atendimento

Com o incremento das ações de divulgação nos meios digitais e o consequente aumento da procura pelos serviços do escritório, é fundamental que a equipe esteja preparada para oferecer atendimento de qualidade aos potenciais novos clientes. Esse é um ponto crucial para alcançar sucesso na captação e que, muitas vezes, a rotina dos advogados não dispõe tempo para dedicar.

Uma solução moderna para aprimorar o relacionamento com os clientes é aderir a um software jurídico que ofereça recursos capazes de organizar e otimizar o contato com o público. O importante é que a ferramenta integre as informações de todo o escritório, de maneira que o histórico, o andamento dos processos e os detalhes de cada cliente estejam organizados e prontamente disponíveis para um retorno personalizado. Uma boa ferramenta também inclui área para acesso direto do cliente às informações e atualizações dos seus casos; além do disparo automático de emails com conteúdos estratégicos e programados.

É importante ressaltar que não adianta investir na divulgação do escritório nos meios digitais se não houver uma estrutura moderna e eficiente para dar vazão às expectativas de quem, naturalmente, irá procurá-lo. Alinhar o ciclo de divulgação com o de relacionamento é o que garantirá o diferencial na hora de prospectar e fidelizar a carteira de clientes.



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