BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Como é o documento que agora ficou menor e tem até código

O novo modelo da carteira de identidade começa a ser emitido a partir desta terça-feira (20). O novo RG passa a ser emitido,..

Publicado: 13/09/2019 às 16h26

Foto/Divulgação

O novo modelo da carteira de identidade começa a ser emitido a partir desta terça-feira (20). O novo RG passa a ser emitido, primeiramente, no estado de São Paulo.

Novo RG: o que muda no documento de identidade
Seguindo o decreto federal 9.278/2018, o novo RG traz alguns parâmetros diferentes em relação ao documento que vigorava até então no país.

Novo dispositivos foram incluídos no cartão para aumentar a segurança, como código de barras bidimensional e QR Code, para que sua falsificação seja mais difícil.

A dimensão do cartão foi reduzida do padrão atual, porém nele haverá mais informações sobre a pessoa, como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Existe, ainda, a possibilidade de se incluir um indicativo caso a pessoa seja portadora de necessidades especiais e em caso de doença, o Código Internacional de Doenças (CID), se o cidadão ou a cidadã desejar.

RG antigo deixa de valer?
Não. Se a pessoa não emitir o novo modelo de RG e continuar usando o seu antigo, esse seguirá valendo como o documento de identidade.

Onde emitir o RG
Em São Paulo, é possível emitir o novo RG em postos do Poupatempo – seja a emissão da primeira ou da segunda via do documento de identidade. O serviço já está disponível no estado.

As oito demais federações do país que aderiram ao novo modelo. São elas: Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os demais estados do Brasil tem até março de 2020 para seguir as novas normas do RG.

Fonte: Diario VIP

Deixe o seu comentário