Porto Velho/RO, 29 Março 2024 16:03:03
Diário da Amazônia

Como economizar nas compras escolares na Capital

No início do ano um dos principais gastos dos pais são os materiais escolares das crianças. Com tantas opções e detalhes com alto..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/01/2020 às 14h35min

Foto: Roni Carvalho

No início do ano um dos principais gastos dos pais são os materiais escolares das crianças. Com tantas opções e detalhes com alto investimento a escolha do material escolar nem sempre é tarefa fácil na hora da compra.

Segundo o economista professor da Universidade Federal de Rondônia (UNI) Jonas Cardoso, há mais de dez anos é realizada uma pesquisa pelo Programa de Educação Tutorial do curso de economia sobre o material escolar em Porto Velho. De acordo com o economista uma boa pesquisa é essencial para encontrar os melhores preços.

“Essa pesquisa é feita em 15 estabelecimentos em Porto Velho. Neste ano tivemos um aumento de 4,62% no aumento do material escolar, em comparação ao ano passado. Também descobrimos que a diferença de preços em diferentes locais chega a 300%”, disse.

O economista ressaltou que entre os materiais o maior aumento do ano foi à régua escolar com 21%. Segundo lugar ficou a tesoura escolar com 19%, tinta guache com 17%, cola para isopor 15%, lapiseira 14%.

Alguns produtos também receberam queda nos preços como o lápis grafite com 18,54%. Além do giz de cera com 11%, apontador simples caiu quase 10% e a pasta com elástico que caiu 1,3%.

“A melhor dica é sempre fazer uma boa pesquisa porque o material vai variar muito tanto no preço como na marca. Tem marcas que vem com personagens que acabam encarecendo o produto. Outra dica importante é não levar as crianças junto para evitar essas influências”, destacou.



Deixe o seu comentário